Descubriendo a Forrester - Literatura
Encontrando Forrester conta a história de um escritor, que passa os dias com sua máquina de escrever, olhando pela janela o bairro onde mora. Isso intriga um grupo de adolescentes que joga basquete diante do prédio. Um deles, Jamal Wallace, instigado pelos colegas, entra no apartamento do escritor para tentar descobrir algo sobre a estranha pessoa que os observa. Surpreendido, o garoto foge às pressas, esquecendo lá sua mochila cheia de escritos. Forrester lê as anotações do rapaz, fica impressionado com a maneira sensível e inteligente adotada pelo jovem escritor e o convida para voltar à sua casa.
Neste trecho, o Professor Crawford inicia uma aula sobre a poesia de Coleridge e solicita a um aluno cujo sobrenome é o mesmo do autor citado, que diga de quem é o texto. Ao não saber a resposta, o aluno é humilhado pelo professor. Jamal tenta ajudar o colega, e acaba discutindo com o professor, este buscando humilhar-lo faz inúmeras perguntas que são respondidas corretamente, o que deixa o professor furioso. Notam-se no trecho várias citações de autores renomados da literatura em língua inglesa. Além disso, infere-se a presença do racismo na fala do professor, para quem um menino negro não deveria saber outra coisa mais que jogar basquete. Por meio desse trecho pode-se tanto trabalhar a literatura quanto o preconceito.
(Finding Forrester) Drama, EUA, 2000, 136 min.; COR. Direção: Gus Van Sant
Palavras-chave: Literatura, racismo, Samuel Coleridge, Charles Dickens, Rudyard Kipling, George Bearnard Shaw, Mark Twain.
- 5852
- 5