Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

Machuca - Manifestação popular

O contexto em que ocorre o filme é durante o regime socialista de Salvador Allende, no Chile, 1973, na iminência do golpe militar do general Pinochet. A história gira em torno da amizade de dois garotos, Gonzalo Infante e Pedro Machuca, ambos com 11 anos de idade, mas com histórias de vida muito diferentes. Enquanto Gonzalo é rico e estuda em um colégio particular, Pedro é pobre e vive em uma invasão. O responsável pela aproximação entre os garotos é o padre McEnroe, diretor do colégio onde Gonzalo estuda, que decide abrir as portas para as crianças da invasão, com o intuito de integrar os dois grupos sociais e construir uma sociedade mais justa.



Neste trecho, Gonzalo e o pai vão ao armazém comprar comida, o menino sai comendo chocolate e o pai fumando. No entanto, do lado de fora do armazém o que se vê são cartazes com: no hay azúcar, no hay harina, no hay maiz... Por meio deste trecho pode-se trabalhar manifestações populares.



(Machuca) Cinema Latino-Americano, Chile, 2004, 120 min.; COR. Direção: Andres Wood



Palavras-chave: Escola, família, cultura, Chile, Allende, variantes linguísticas, manifestações populares, diferenças sociais, interculturalidade.

  • 5560
  • 7
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações