Al fin, el mar - Saludos
De férias em uma praia de Miami Tony, um cubano-americano, operador financeiro em Wall Strret, vê os restos de uma balsa que está à deriva. Nela estão escritos os nomes de Mariana e Pablo. Intrigado, Tony decide ir a Havana com o intuito de resgatar suas origens e encontrar informações a respeito das pessoas que estavam na balsa. Em Cuba, Tony descobre que Mariana está viva e sua busca transforma-se num descobrimento pessoal ao se ver exposto a uma cultura diferente, o que o auxilia a configurar a sua própria identidade.
Neste trecho, Tôny chega à casa de Pablo e conhece sua família. Após as apresentações são servidos aperitivos e comidas típicas de Cuba. Pode-se perceber que ao se conhecerem os personagem usam expressões de saudação totalmetne distintas daquelas mostradas nos livros didáticos como usuais para esta ocasião. Ainda neste trecho, um boneco que Tony encontrou nos destroços da balsa é devolvido à família que o reconhece como sendo de Pablo. Tony, que se identifica com o povo cubano, explica em que consiste seu trabalho nos EE.UU. e Humberto, pai de Pablo, o presenteia com um livro de poemas de Nicolás Guillén, poeta cubano.
(Al fin, el mar) Drama, Romance, Argentina/Cuba, 2005, 137min.; COR. Direção: Jorge Dyszel
Palavras-chave: Cuba, EE.UU., identidade, Socialismo, Argentina, relações familiares, relações sociais, persistência, determinação, culinária.
- 5885
- 9