The Sexual Revolution in America - Gay Liberation - informative text
O documentário "Sex in '69: The Sexual Revolution in America" procura fornecer um panorama dos acontecimentos que conduziram a juventude estadunidense ao movimento que ficou conhecido como Revolução Sexual, constituindo um aspecto de grande importância no que se refere à postura conhecida como Contracultura, que influenciou as artes e a literatura ocidental a partir de meados do século 20. Entre outras informações, o documentário explica a importância do movimento hippie e o surgimento dos movimentos de libertação masculina, negra, feminina e homossexual.
Neste trecho, o documentário mostra as tentativas de grupos de jovens homossexuais de expressarem sua sexualidade sem serem hostilizados. Os clubes que frequentavam, porém, eram controlados pela máfia, um motivo a mais para serem vigiados pela polícia. Por fim, após vários ataques de forças públicas, os gays e lésbicas decidem se organizar como movimento de resistência e reafirmação. Destaca-se no trecho o tratamento formal e sistemático das informações, além da progressão temática, elementos característicos do texto informativo (como é o caso dos documentários).
Sex in '69: The Sexual Revolution in America, documentário, EUA, 2009, 120min.; COR. Direção: Rob Epstein e Jeffrey Friedman.
Produção: History.com
Idioma: Inglês
Palavras-chave: Gênero. Homossexualidade. Repressão. Organização.
Duração: 05min42
* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período de sua edição.
- 6411
- 414