The Book of Eli - Let there be light - Genesis 1:1
"The Book of Eli" diferencia-se de outros filmes do gênero por sua reflexão acerca da importância da Bíblia como livro de revelação e também como patrimônio cultural. Eli caminha a 30 anos na direção do Oeste, pois compreende que recebeu uma orientação sobrenatural para levar a Bíblia (versão King James) para lá. No caminho, porém, entre vários perigos, terá de passar por Carnegie, um homem violento que quer se apossar do livro para usar para seus interesses de poder.
Solara e Eli finalmente chegam à fortaleza de Alcatraz, transformada num repositório do que restou da cultura ocidental. O responsável recolhe a ambos e recebe de Eli o Livro que será reproduzido em prensa, a fim de que todos o conheçam novamente. Por seu turno, Carnegie finalmente consegue abrir a Bíblia, mas percebe que está escrita em Braile. Enquanto isso, Eli recita toda a Bíblia (que memorizou ao longo de 30 anos), a começar do primeiro livro de Moisés, o Gênesis.
"1 In the beginning God created the heaven and the earth.
2 And the earth was without form, and void; and darkness was upon the face of the deep. And the Spirit of God moved upon the face of the waters.
3 And God said, Let there be light: 2 Cor. 4.6 and there was light."
The Book of Eli, ação, EUA, 2010, 117min.; COR. Direção: Albert Hughes e Allen Hughes.
Palavras-chave: cultura, livros, memória, código, deficiente visual, texto sagrado.
- 6003
- 10