Goodbye Bafana (Mandela) - apartheid
O filme "Goodbye Bafana" (A luta pela liberdade) baseia-se num romance homônimo e conta a história do líder sulafricano Nelson Mandela durante o período que foi mantido preso por seus ideais, e sua relação com o oficial James Gregory.
Neste trecho, o Sargento Gregory, encarregado de vigiar Mandela na prisão, vai às compras com a família. Seus filhos testemunham ações repressivas da polícia contra cidadãos negros que não possuem "passe". Natasha, filha de Gregory, entra em choque e questiona o sistema. O pai explica que é como funciona o apartheid, e a mãe alega que se trata da vontade inquestionável de Deus. O trecho é uma demonstração da opressão sofrida pelos negros por parte dos brancos. É também possível observar a pronúncia do inglês da África do Sul, e a diferença entre a fala dos brancos (próxima à pronúncia africâner) e a dos negros. Além disso, fica clara a influência dos argumentos religiosos associados às posições religiosas dos colonizadores.
Entre as imagens de inglês, você encontra também a foto do bispo anglicano Desmond Tutu, que ajudou Mandela na luta contra a segregação.
Goodbye Bafana, drama, Alemanha/França/Bélgica/Itália/África do Sul, 2007, 140 min.; COR. Direção: Bille August.
Palavras-chave: apartheid, direitos civis, identificação, violência, família.
- 6239
- 12