Ao contrário de um alerta, o título de nosso informativo de novembro é uma constatação muito positiva! Somos plurais, e a convivência com o diferente faz parte do processo de busca da cidadania do coletivo escolar.
Aproveitando o ensejo do I Seminário Estadual de Educação Cigana da Seed-PR, ocorrido em setembro, e considerando a riqueza da cultura cigana e sua contribuição da composição da sociedade paranaense, montamos este informativo. Ele traz sugestões de imagens e informações que podem iniciar um debate empolgante em sua sala de aula.
Como os rômi (ou ciganos) estão em várias partes do mundo e são sempre percebidos por sua cultura peculiar, escolhemos imagens que relacionam cada língua à realidade cigana em vários países. Veja a imagem sugerida para a sua língua, mas explore também as descrições das imagens dos outros idiomas, pois diluímos nesta seleção informações sobre vários aspectos da identidade cultural cigana.
Há vários alunos ciganos que, para se proteger de pré-julgamentos, escondem-se atrás do silêncio e da timidez. Certamente você conhece uma criança cigana, que não declara seu pertencimento porque não encontra um ambiente amigável para se expressar. Você pode ser um canal para mostrar a ela - assim como a todos os demais alunos - que a escola é, sim, lugar para falar sobre si e sobre sua vida. Com paciência e respeito, podemos crescer juntos!