Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

Informativos

07/11/2012

Edição 46/2012

Informativo
Este é o segundo informativo de Língua Estrangeira, que traz dicas de recursos relacionados às nove línguas previstas nas Diretrizes Curriculares. Além disso, traz também um link para a transcrição da Hora Atividade Interativa ocorrida em 9 de outubro de 2012. Boa navegação!

Alemão
Charge "Verzweifelt Henne" - Esta tira pode servir de base para uma discussão sobre a influência da televisão e outras tecnologias sobre os procedimentos costumeiros e tradicionais. Além disso, com relação à sintaxe, é possível abordar a estrutura da variedade oral da língua em comparação com a estrutura padrão da língua escrita.

Espanhol
Diccionarios - Esta é uma lista de dicionários de espanhol com diversos níveis de complexidade. A partir dela, é possível explorar vários aspectos da língua, tais como vocabulário, sinonímia e pronúncia. Outra possibilidade é utilizar dicionários de espanhol-espanhol e de português-espanhol.

Francês
Associações de professores - Esta lista de associações de professores permite o acesso às páginas dessas agremiações, que normalmente contêm informações essenciais para os profissionais da área (tais como filiação), além de materiais úteis para a sala de aula e notícias sobre eventos.

Inglês
Técnicas para fazer manchetes em inglês - Para quem deseja trabalhar com o gênero jornal, e mais especificamente chamadas de notícias, este texto vem bem a calhar. Escrito em português, ele aborda particularidades da estrutura sintática em inglês.

Italiano
Giornali e riviste - Procura acesso a publicações em italiano? Esta seção permite o acesso a cinco publicações italianas, de diversos gêneros. Confira!

Japonês
Ki Mi Gaio - O hino nacional japonês é um dos referenciais no estudo da poesia oriental. Este áudio permite o trabalho com a letra, a pronúncia e aspectos culturais do universo nipônico. Além disso, diretamente na seção "Coletânea de textos", você pode baixar um PDF com a partitura e a letra da canção em romãji.

Mandarim
Alfabeto (canjis) - Este conteúdo permite o acesso a sites específicos para o estudo de canjis. Não seria possível disponibilizar todos os canjis utilizados em mandarim, nem estudá-los todos ao mesmo tempo. Por isso, esses sites possibilitam o estudo sistemático e gradativo para a memorização dos ideogramas.

Polonês
Genealogia das línguas - Qual a origem do polonês e das demais línguas indo-europeias? Confira este conteúdo e aprofunde seus conhecimentos sobre o comportamento dos idiomas ao longo dos séculos!

Ucraniano
"Antes de aprender outra língua, aprenda ucraniano!" - Você sabia que a língua ucraniana sofre ameaças mesmo dentro da Ucrânia? Confira esta imagem, que está disponível no conteúdo "Coletânea de textos". A foto mostra uma manifestação pública contra a utilização cada vez maior do idioma russo no país.

---------------------------------------------------------------
Confira a transcrição das discussões da:
HORA ATIVIDADE INTERATIVA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Tema: O uso de língua materna nas aulas de língua estrangeira



Caso queira receber o informativo no seu e-mail, inscreva-se.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.