Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

Informativos

01/02/2019

Edição especial - Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa – Fulbright

Informativo
Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa – Fulbright

Estão abertas as inscrições para o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa – Fulbright Distinguished Awards in Teaching Program for International Teachers (Fulbright DAI 2019-2020). O Fulbright DAI 2019-2020 tem por objetivo contribuir para a melhoria da educação no Brasil e nas comunidades das cidades e Estados participantes, bem como desenvolver a competência global de educadores e alunos e compartilhando melhores práticas educacionais internacionalmente.

O programa é financiado pelo Departamento de Estado dos EUA, possui duração de até um semestre acadêmico em universidade americana (Janeiro a Maio de 2020). Este programa acadêmico intensivo inclui: gestão em sala de aula, avaliação do aluno, liderança de professores, metodologias de ensino centradas no aluno, planejamento de aulas, e também, o uso de tecnologias em educação.

Os candidatos participarão de 3 (três) etapas de seleção (estadual, nacional e internacional). A etapa estadual será realizada pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná, por meio do Departamento de Educação Básica, que selecionará até 4 (quatro) candidatos. Os quatro candidatos selecionados participarão das próximas etapas (nacional e internacional) e serão avaliados pela Comissão Fulbright/CONSED.


REQUISITOS PARA A CANDIDATURA

- Ser professor (a) QPM (efetivo) de inglês;

- Ser professor (a) ativo, com dedicação exclusiva e estágio probatório concluído, do Ensino Médio Regular da rede pública estadual e/ ou municipal;

- Estar atualmente 50% do tempo de sua carga de trabalho em sala de aula lecionando língua inglesa na rede pública de Ensino Médio;

- Possuir Licenciatura em Língua Inglesa (Letras Inglês), com conclusão após 31 de dezembro de 2008;

- Ter, no mínimo, cinco anos de prática de ensino de inglês após a conclusão da licenciatura em Letras Inglês;

- Será dada prioridade a candidatos com pouca ou nenhuma experiência acadêmica e/ou profissional no exterior;

- Ter proficiência em inglês comprovada;

- Ser cidadão brasileiro e não ter nacionalidade Americana;

- Os educadores que participaram do Programa de Líderes Internacionais em Educação (ILEP) não são elegíveis para o Fulbright DAI;

- Ter compromisso com o ensino do inglês;

- Ter potencial de liderança;

- Ter ideias articuladas para aplicar a experiência adquirida no retorno ao seu país, em formações continuadas, visando a melhoria do ensino de inglês no Paraná.

ATENÇÃO: Os interessados em participar do Fulbright DAI 2019-2020 deverão encaminhar até o dia 19 de fevereiro de 2019 à Coordenadora do programa no Paraná, Profª Nilva Miranda (fone: 3340-5798), no e-mail: nilvamir@gmail.com, os seguintes documentos:

- Cópia digitalizada do Diploma de Licenciatura do Curso de Letras Inglês e do Histórico Escolar (legível);

- Currículo resumido;

- Formulário de inscrição preenchido na íntegra em Língua Inglesa (digitalizar e transformar em único arquivo pdf).


Para assinar o informativo de Língua Estrangeira Moderna, clique aqui.


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.