Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

Informativos

27/11/2017

Edição 83/2017 - Produções PDE em Línguas Estrangeiras

Muitos colegas de LEM têm pesquisado temas relevantes do dia a dia do ensino de idiomas. Este informativo visa dar visibilidade a alguns dos trabalhos produzidos na área, no PDE - Programa de Desenvolvimento Educacional da Seed-PR. Mas como há muitas contribuições, vamos enviar as sugestões de consulta por partes, OK? Vamos lá!

ícone PDFA canção infantil como recurso motivador de aprendizagem nas aulas de Língua Espanhola na educação básica

Professora PDE: Andreia Carla Fungheto
Resumo adaptado: O presente trabalho busca mostrar a importância da utilização de canções infantis como recurso motivador na aprendizagem da língua espanhola nos 6º anos do ensino fundamental tendo como objetivo fazer com que o aluno goste da disciplina e sinta-se instigado a aprender. Esse recurso possui ludicidade, a qual cativa os alunos e faz com que busquem o conhecimento da língua estudada. Sabendo que nessa faixa etária os alunos ainda gostam de músicas infantis e as mesmas são de fácil memorização tentaremos despertar o interesse pela língua por meio da ludicidade que as canções trazem consigo pois música é um elemento da cultura a muito existente em nossa sociedade e tem o poder de cativar as pessoas.

ícone PDFClubinho de inglês: uma proposta de oferta de segunda língua estrangeira no ensino fundamental: atividades lúdicas com o uso de estratégias de compreensão oral e escrita
Professora PDE: Angela Loss Machado
Resumo adaptado: Os cursos livres oferecidos por escolas privadas têm sido a salvação de muitos estudantes neste quesito. Entretanto, a grande maioria dos alunos da rede pública só tem contato com uma língua estrangeira na própria escola. São vários os motivos porque não frequentam estas escolas privadas, sendo os mais comuns: a dificuldade de deslocamento e o custo. Assim, faz-se necessário pensar em novas propostas para o ensino do inglês concomitante com o espanhol, inovando dentro dos conteúdos sem tirar a essência do que é preciso construir buscando, dentro das Diretrizes e Bases da Educação e do PCN-LE, todas as ações necessárias para a melhoria
no ensino da língua inglesa. É essa a proposta deste projeto .

ícone PDFGames: Os jogos como apoio ao ensino do Inglês para alunos com deficiência intelectual na sala de recursos
Professora PDE: Angela Maria Rufino de Azevedo
Resumo adaptado: A presente unidade didática visa propor atividades por meio de jogos pedagógicos adaptados ao apoio do ensino da Língua Inglesa na sala de recursos, de modo que o aluno deficiente intelectual possa ter um auxílio no aprendizado do conteúdo trabalhado em sala de aula.

ícone PDFA tecnologia e suas linguagens no estudo da Língua Estrangeira Moderna no Instituto de Educação Dr. Caetano Munhoz da Rocha
Professor PDE: Althair Candido de Castro Junior
Resumo adaptado: A unidade temática apresentada ao PDE foi desenvolvida junto aos alunos do 1º ano do ensino médio do Instituto Estadual de Educação Dr. Caetano Munhoz da Rocha, no município de Paranaguá-PR, e tem por objetivo utilizar recursos tecnológicos no  desenvolvimento de atividades na língua estrangeira moderna nessa instituição de ensino. Com o desejo de despertar no aluno maior interesse na produção oral da Língua Inglesa, a ideia é fazer o uso de aparelhos celulares com dispositivos de gravação de vídeo, para a elaboração de pequenos documentários, retratando temas relacionados ao cotidiano da comunidade escolar. A linguagem utilizada nos roteiros dos documentários poderá tanto se a oral quanto a escrita.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.