Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

LEM

04/05/2016

Hora do Enem

Estudantes do 3º ano do Ensino Médio podem se inscrever no programa “Hora do Enem” 

Estudantes do 3º ou 4ª ano do Ensino Médio do Paraná podem se inscrever no Programa “Hora do Enem”, o qual inclui programa de TV e plataforma de estudos voltados à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Caso o estudante não seja concluinte do 3º ano do Ensino Médio, também poderá acessar, de forma gratuita, alguns recursos da plataforma de estudos como os simulados e a sessão aulas. O programa é uma iniciativa do MEC e o conteúdo poderá ser acessado pelo site http://tvescola.mec.gov.br/tve/serie/hora-do-enem/home

Os programas de TV são diários e começam a ser exibidos a partir do mês de maio. A plataforma de estudos utiliza a plataforma do Geekie Games, já disponibilizada em anos anteriores para estudantes de escolas públicas do Paraná e conta com simulados, planos de estudos e videoaulas. A plataforma é gratuita e já foi aberta ao público em âmbito nacional. 

As inscrições devem ser realizadas pelo site "Hora do Enem” e ao fazer o cadastro o estudante precisa informar seus dados pessoais e nome da instituição de ensino, para que os dados sejam validados. O sistema possui os dados dos estudantes concluintes do 3º ano do Ensino Médio e somente para eles o acesso ao conteúdo será liberado.

O programa possibilitará que os estudantes façam simulados on-line para medir como se saem nas quatro áreas do conhecimento do Enem: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens e Códigos. “Os simulados serão personalizados, específicos para cada aluno, focando no curso que ele quer. No final, ele saberá a nota dele e poderá verificar exatamente o que está faltando para chegar onde ele precisa”, explicou o Ministro.

Atualmente, existem 2,2 milhões de estudantes cursando o último ano do Ensino Médio no Brasil, sendo assim, os estudantes paranaenses interessados deverão realizar, o quanto antes, seu cadastro para evitar dificuldades de acesso. As datas das provas do Enem 2016 ainda não foram divulgadas. No ano passado, mais de 5 milhões de participantes de todo o Brasil fizeram as provas em outubro.

O MEC informa que o primeiro "simulado oficial" será realizado em 30 de abril. Além dele, mais três serão realizados ao longo do ano: 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro.

Segundo o MEC, os interessados que não possuem computador e acesso à internet podem se inscrever, entre 11 e 15 de abril, pois serão disponibilizadas 120 mil vagas, em todo o país, para a realização do simulado em Universidades Federais ou entidades parceiras. 

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná, parceira nesta ação, informou o quantitativo de estudantes paranaenses aptos ao Enem, bem como disponibilizou a estrutura das escolas estaduais para que estudantes que não possuam acesso à internet possam realizar o simulado nas escolas públicas estaduais, explicou Fabiana Cristina Campos, Superintendente de Educação do Estado do Paraná.

A Superintendente de Educação, ainda, destacou que a secretaria disponibiliza aos alunos que irão prestar o Enem, simulados (on-line e impressos), videoaulas, dicas para os dias do exame, sugestões de temas para a redação, disponíveis no Portal Educacional do Estado do Paraná e que pode ser acessado por meio do endereço: http://www.alunos.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1469
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.