Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

LEM

25/11/2014

Como se preparar para uma entrevista em inglês

Por: Terra

Você é daqueles que se assustam ao pensar em entrevistas, apresentações ou qualquer coisa relativa a outros idiomas? Ser avaliado em outra língua que não seja a materna pode representar grandes dificuldades, mas há várias maneiras para não se intimidar com o assunto e nem cair em armadilhas. Conhecer a língua inglesa se tornou requisito comum de quem contrata e também o pesadelo de muitos candidatos. Na hora de ter o seu nível de fluência testado, é comum que mesmo profissionais com altos níveis de conhecimento no idioma se sintam nervosos e inibidos.

A necessidade na fluência tem algumas boas razões para existir. Talvez a que mais chame a atenção seja o fato de a faixa salarial dos fluentes em outros idiomas, sobretudo o inglês, ser de 15% a 20% maior em relação àqueles que não possuem qualquer domínio de outros idiomas. E aqui não me refiro aos “portunhóis” e “embromations” da vida. É a formação de verdade. O outro motivo primário é a competitividade internacional de muitos segmentos e operações. Isso fez com que os profissionais de diversas profissões precisassem adquirir esses conhecimentos.

O que é avaliado?
Atualmente as habilidades oral e escrita são testadas, sendo a fala a que recebe maior atenção. É comum as pessoas travarem na conversa quando não colocam no currículo seu verdadeiro conhecimento sobre a língua, por isso é muito importante não mentir. Algo que muitos profissionais geralmente esquecem é o certificado de conclusão ou formação em um idioma. Esse documento é muito importante e pode fazer a diferença na hora de uma contratação que exija o domínio em algum idioma, pois prova de maneira inquestionável o nível de fluência ali descrito. Além disso, como há muitos profissionais que “enganam” bem o discurso em certos idiomas, o certificado é uma maneira de assegurar a formação desse profissional.

Apesar de haver muitos profissionais bem qualificados, vários deles têm perdido excelentes oportunidades por não possuir um ou mais idiomas no currículo. É impressionante como o inglês ainda é artigo de luxo, mesmo entre os candidatos com boa qualificação. Infelizmente, ainda faltam muitos funcionários com essa competência. Uma última característica muito importante e que complementa esses conhecimentos também é a cultura de outras civilizações e que pode ser determinante em negociações, precificações, definições de normas e contratos e até mesmo relações pessoais e de trabalho.



Esta notícia foi extraída em 10/11/14 do site amanha.com.br/, e adaptada. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.