VI Congresso Brasileiro de Hispanistas
Congressos
Início : Segunda-Feira 30 Agosto 2010, 0:00
Fim : Segunda-Feira 30 Agosto 2010, 0:00
Informação de contato

Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus de Campo Grande
Email : r.zanel@terra.com.br
URL :
O Congresso tem como objetivo intensificar o diálogo e o intercâmbio de experiências entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros de diferentes universidades que se dedicam aos estudos hispânicos. Assim, a fim de melhor estruturar o Congresso, propomos as seguintes áreas temáticas:
1-Estudos de linguagens: pesquisas sobre linguagens, a partir de diferentes perspectivas, com foco em problemas teóricos, metodológicos e de análise, envolvendo o universo hispânico;
2- Ensino de línguas: pesquisas relacionadas ao ensino de línguas no universo hispânico, a partir de diversas perspectivas teóricas e sua implicação com o ensino-aprendizado. Práticas pedagógicas em diferentes espaços culturais;
3- Estudos literários: pesquisas relacionadas com as literaturas hispânicas ou suas interfaces com outras literaturas ou outros campos do saber;
4- Estudos cultuais e históricos: pesquisas no âmbito dos estudos culturais e históricos relacionados com o hispanismo ou suas interfaces.
5- Estudos de fronteira: considerando o lugar privilegiado onde será realizado o evento, Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul, região central da América do Sul, local de encontro entre diversas culturas, este tópico trata de pesquisas nas várias áreas do conhecimento que, de alguma forma, tratem de questões de fronteiras em seus diversos enfoques.
6- Estudos relativos à política linguística/ensino do espanhol no Brasil: considerando que em 2010 termina o prazo fixado pela Lei 11.161/2005 para a implantação, nos vários âmbitos, do ensino da língua espanhola no Brasil, este tópico especial pretende reunir pesquisas ou reflexões sobre políticas linguísticas, em geral, e ensino do espanhol no Brasil, com os mais variados enfoques.
O Congresso receberá trabalhos dentro áreas temáticas acima, em duas modalidades;
1- Comunicações individuais de pesquisa;
2- Comunicações Coordenadas. Neste caso, a inscrição deverá ser feita pelo Coordenador, devendo cada Sessão ser composta por, no máximo, quatro trabalhos, evolvendo, de preferência, pesquisadores de várias instituições.
Observações Gerais:
Cada comunicação deverá ser apresentada em um tempo máximo de quinze (15) minutos. A Sessão de Comunicação terá 90 (noventa minutos) de duração total, sendo reservados pelo menos trinta (30) minutos para o debate, considerando a importância que tem a discussão para o enriquecimento do trabalho acadêmico.
As comunicações individuais serão agrupadas em mesas por aproximação temática e/ou metodológica.
Os participantes deverão, obrigatoriamente, indicar a área em que se enquadra seu trabalho.
Além da apresentação de trabalhos, estão previstas conferências plenárias, conferências temáticas e encontros entre pesquisadores, agrupados de acordo com as linhas de pesquisa apresentadas acima.
As línguas oficiais do Congresso são o português e o espanhol.

Observação: Notícias e eventos publicados referentes a cursos externos à SEED deverão ser consultados junto ao Departamento de Recursos Humanos da SEED sobre a validade de certificação a fim de pontuação para progressão na carreira.

Disciplina - Língua Estrangeira Moderna -
http://www.lem.seed.pr.gov.br