Disciplina - Língua Estrangeira Moderna
  • Visão anual
  • Visão mensal
  • Calendar view
  • Visão diária
III ENEALL
Congressos
Início : Quarta-Feira 23 Novembro 2016, 8:00
Fim : Quarta-Feira 23 Novembro 2016, 8:00
Informação de contato :

Email :
URL : http://eneall.wixsite.com/eneall2016
Encontro de Ensino e Aprendizagem em Línguas e Literaturas
A formação do professor de língua portuguesa e suas respectivas literaturas, bem como a formação do professor de línguas estrangeiras constitui-se como seara híbrida e fecunda, entrelaçando e problematizando as mais variadas teorias e práticas curriculares. Quando currículo e formação estão pautados no fazer cotidiano de quem ensina (e, de repente, aprende...), abre-se um instigante espaço de diálogo entre as perspectivas teóricas no ensino de língua(s)/literatura(s), os aspectos curriculares que permeiam a formação inicial e questões pedagógicas que, transitando pelas aporias inerentes à tarefa da docência, podem impactar profundamente as licenciaturas e a formação continuada dos professores.


Num contexto especialmente desafiador e não menos nevrálgico, em que se discutem a pertinência e as implicações da “Base Nacional Curricular Comum” – BNCC, esta terceira edição do Eneall propõe a ampliação e a qualificação de tais debates, retirando-os do campo ameno da mera reformulação de aspectos conteudísticos das áreas de LP/LIT/LE e buscando compreendê-los na práxis dos sistemas de ensino, considerando a ingerência de todos os seus atores: docentes, alunos, legisladores, pesquisadores, formadores de professores e comunidade escolar.


No vasto e, por vezes, fluido campo do currículo – e, aqui, falamos tanto da concepção curricular dos cursos de Letras como também dos parâmetros curriculares do ensino básico –, apesar do reconhecimento da importância de uma abordagem interacional, com foco no texto e em sua função social, a intencionalidade, a organização curricular e a sistematização do conhecimento nem sempre são convergentes, evidenciando um distanciamento entre o discurso pedagógico e sua prática efetiva. Em última análise, refletir sobre currículo e formação significa, também, pensar em que projeto de sociedade queremos, a partir da ação política, sistemática e democrática do campo da Educação.

​O Eneall 2016 manterá sua tradição de congregar as Faculdades de Letras e Educação da UFRJ e o Colégio de Aplicação (CAp/UFRJ), incluindo as instituições parceiras que configuram privilegiados campos de estágio na educação básica, abonando voz e creditando autoria aos licenciandos, aos professores regentes das escolas e aos supervisores da Prática de Ensino. Para discutir o panorama da formação docente e a questão curricular, o evento ousará dar ensejo a múltiplas falas e a formatos plurais de apresentação, contemplando trabalhos gestados nos âmbitos do estágio supervisionado, dos subprojetos de PIBID e dos projetos de extensão.

​A estimativa de público do III Eneall é de 300 participantes, reunidos em sessões temáticas de comunicação, conferências, oficinas, relatos de experiências, rodas de conversa e intervenções artístico-culturais. O público-alvo é constituído por alunos da Prática de Ensino em Letras, bolsistas do PIBID, alunos extensionistas, professores regentes, professores supervisores de estágio e pesquisadores da área.


Inscrições aqui.
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.