Disciplina - Língua Estrangeira Moderna
  • Visão anual
  • Visão mensal
  • Calendar view
  • Visão diária
Linguagem e educação na américa Latina: integração e articulação da LSF
Congressos
Início : Segunda-Feira 29 Setembro 2008, 0:00
Fim : Segunda-Feira 29 Setembro 2008, 0:00
Informação de contato :

Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC)
Florianópolis - Brasil
29 Set 3 Out. 2008
Email :
URL : http://www.corpuslg.org/temp/alsfal/2008/
IV ALSFAL
IV CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO DE LINGÜÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL DA AMÉRICA LATINA

Sessões Plenárias (confirmadas):
Carmen Rosa Caldas-Coulthard (University of Birmingham)
Theo van Leeuwen (University of Technology Sydney)
María Teresa Oteiza Silva (Universidad de Concepción - Chile)
Maria Lúcia Vasconcellos (Universidade Federal de Santa Catarina)
James R. Martin (The University of Sydney)

O IV Congresso da ALSFAL tem como objetivo estimular a integração e articulação de diferentes projetos nacionais e internacionais de abordagens da linguagem e da educação através da LSF. Com este objetivo em mente, os organizadores convidam os participantes a focarem em tópicos atuais da linguagem e da educação através do exame das inter-relações entre dois ou mais dos seguintes campos de estudo em LSF (seguindo termos utilizados por Halliday, 1978): linguagem como sistema, linguagem como arte, linguagem como conhecimento e linguagem como comportamento.

Linguagem como sistema envolve qualquer aspecto da semântica, da lexicogramática e/ou da grafologia/fonética ou qualquer aspecto da interação entre estes níveis, incluindo a variação lingüística e as perspectivas históricas.

Linguagem como arte se refere ao estudo de textos literários e/ou outros tipos de discursos esteticamente orientados ou meios de expressão artística.

Linguagem como conhecimento tem a ver com o lado cognitivo ou psicológico do uso da linguagem, incluindo o seu desenvolvimento, a produção de texto, a compreensão em leitura, o processamento de
informações e o papel da memória.

Linguagem como comportamento procura investigar os textos como uma atividade semiótica e uma forma de ação social, incluindo o estudo de diferentes gêneros e a análise da interação entre discurso e práticas sociais.

Entendemos que a linguagem como sistema está sempre presente no estudo das outras três perspectivas e é por isso que convidamos os participantes a abordarem as interações entre duas ou mais destas perspectivas, aplicando-as à inter-relação entre linguagem e educação na América Latina.

COMISSÃO ORGANIZADORA
JL Meurer, presidente (Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil)
Viviane M. Heberle, vice-presidente (Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil)
Tony Berber Sardinha (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Adriana Kuerten Dellagnelo ? (Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil)
Maria Ester W. Moritz (Universidade do Sul de Santa Catarina, Brasil)

COMISSÃO CIENTÍFICA
Leila Barbara (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Estela Moyano (Universidad Nacional de General Sarmiento, Argentina)
Gillian Moss (Universidad del Norte, Colômbia )
Gerardo Grosal (Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, México)
Salvio Martín Menéndez (Universidad de Buenos Aires, Argentina)
Desirée Motta-Roth (Universidade Federal de Santa Maria, Brasil)
Débora de Carvalho Figueiredo (Universidade do Sul de Santa Catarina, Brasil)
Aleksandra Piasecka-Till (Universidade Regional de Blumenau, Brasil)
Carla Lynn Reichmann (Universidade Federal da Paraíba, Brasil)
Francisco O. Dourado Veloso (Universidade Federal do Acre, Brasil)
Luciani S. de O. Malatér - (Fundação Universidade Federal do Rio Grande, Brasil)
Maria Elizabeth da Costa Gama (Universidade do Vale do Itajaí, Brasil)
Anderson Alves de Souza (Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil)
Pedro Henrique L. Praxedes Filho (Universidade Estadual do Ceará, Brasil)
Adriane Marie Salm Coelho (Universidade Federal da Grande Dourados, Brasil)
Danielle Barbosa Lins de Almeida (Universidade Federal da Paraíba, Brasil)
Marcos Antônio Morgado de Oliveira (Universidade Estadual de Londrina, Brasil)

GRUPO DE APOIO
Sidnéa Nunes Ferreira (Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil)
Cecília A. Willi de Souza (Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil)
Elaine Espíndola (Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil)
Jair João Gonzaga (Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina e Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil)
José Carlos Martins (Secretaria Municipal de Educação de Balneário Camboriú
e Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil)
Maria Isabel T. Grunschy (Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil)
Nicole Ferreira Martins (Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil)
Vilmar Ferreira de Souza (Centro Federal de Educação Tecnológica do
Ceará UNED, Juazeiro e Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil)


ENVIO DE RESUMOS
O prazo para enviar resumos (em inglês, português ou espanhol) é 6 de junho de 2008.

Por favor, utilize o formulário a seguir e envie o seu resumo, de no máximo 200 palavras, em fonte Times New Roman 12 como anexo para o seguinte endereço: alsfal2008@cce.ufsc.br

Uma notificação de aceite será enviada para os participantes via e-mail até 23 de Junho/2008.

FORMULÁRIO PARA ENVIO DE RESUMO
(máximo 200 palavras)

NOME:
Afiliação (instituição e país):
Endereço:
e-mail:
Telefone:
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO:
PALAVRAS-CHAVE:
RESUMO:

-----

VALOR DE INSCRIÇÃO (em reais)
Até o 15/07 A partir do 16/07

Docentes R$ 110. R$ 150.
Pósgraduandos R$ 80. R$ 105.
Estudantes R$ 50. R$ 65.

CADA MINI-CURSO (em reais)
Até o 15/07 A partir do 16/07

Docentes R$ 30. R$ 35.
Pósgraduandos R$ 25. R$ 30.
Estudantes R$ 20. R$ 25.

Datas: 29-30 Setembro: Mini-cursos pré-congresso
1-3 Outubro: Congresso
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.