Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

Chauvinism and violence

Sala de Aula >> Inglês >> Práticas diversas >> Chauvinism and violence

(Publicado em 1/8/2009)

Professor
: Aquias da Silva Valasco
Disciplina: Língua inglesa
Tema: Machismo e violência

Objetivo geral

Evidenciar que a manifestação da violência como marca do comportamento masculino é uma construção histórica que pode ser substituída por outras mais saudáveis.

Objetivos específicos

Conduzir ao reconhecimento das estratégias de permanência da perspectiva machista na sociedade e suas consequências.
Identificar outros modelos possíveis de organização social e do papel do homem.
Reconhecer o valor do comportamento assertivo e socialmente justo nos relacionamentos humanos.

Recursos

Pen-drive
TV Multimídia
Texto impresso
Cartolina
Pincel atômico

Imagens

Vídeo

Metodologia

Metodologia sociointeracionista transcultural – aula expositivo-dialogada

Encaminhamento metodológico

1) Dispor o grupo em semicírculo
2) Assistir ao vídeo “Men world” (Mundo dos homens) e listar no quadro expressões-chave que permitam a reconstrução, a posteriori, do texto ouvido. Solicitar que os alunos elejam as expressões que mais estejam ligadas à masculinidade.
3) Entregar a atividade impressa, em que cada aluno/a deve ligar a palavra “father” a pelo menos cinco adjetivos e a palavra “mother” a também pelo menos cinco adjetivos, intuitivamente. Após, o professor deve ler em voz alta as repostas e escrevê-las no quadro.
4) Expor na TV as figuras “Dolls” e “Chauvinism”, explicando, em inglês simples, que aquelas são representações ocidentais da realidade ou do papel do homem e da mulher, construções constituídas ao longo de muitos séculos e que têm reflexos na personalidade de cada um e na organização da sociedade.
5) Mostrar que um dos principais comportamentos machistas (chauvinist) é a violência, uma maneira de lidar com situações de conflito a partir do argumento da autoridade e do uso da força, em lugar de usar a assertividade – que não é nem feminina nem masculina e pode resolver tais conflitos da mesma maneira.
6) Introduzir as “polite words” (Thank you, Please, Excuse me, Sorry) e expor como elas podem ser utilizadas em diversos contextos.
7) Assistir ao vídeo “Jeito de dar bronca nos filhos” e tentar estabelecer uma breve discussão sobre a aplicabilidade das colocações feitas pelo profissional, em outros relacionamentos – casamento, namoro, amizade, relação entre sujeitos escolares.
8) Confeccionar pequenos cartazes com as polite words aprendidas, para serem utilizadas nas aulas seguintes.

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