Análise metalinguística - Análise de elementos constitutivos da linguagem e de recursos utilizados em textos autênticos.
Telefone sem fio - O grupo se dispõe em um círculo e o professor diz uma frase no ouvido de um aluno. Este precisa dizer a mesma frase no ouvido do outro. Ao final, todos verificam como a frase mudou.
Bingo - Os alunos recebem cartelas com números, e o professor "canta" os números na língua estudada. O aluno precisa escutar e entender o que foi dito, para preencher sua cartela. (Há muitas variações desse jogo, para diferentes níveis.)
Blog - A turma pode publicar um blog contendo informações sobre as atividades, sobre projetos do grupo etc., além de textos produzidos pelos próprios alunos, em inglês. Neste caso é essencial a mediação e monitoração do professor.
Boneco - Um aluno vai desenhando um objeto no quadro (um stick man, e.g.), parte a parte, e ganha o grupo que disse antes o nome (em inglês) daquele objeto.
Chat - No laboratório, os alunos participam de uma sala de bate-papo virtual, monitorada pelo professor.
Complete - Intuitivamente, o aluno precisa completar um pequeno texto com as palavras mais adequadas. Estas podem ser dispostas em um quadro, fora da ordem).
Concursos - Concursos de poesia, de pronúncia, etc.
Cópia - O professor fornece um parágrafo (de um site, ou impresso), e o aluno precisa copiar sem erro.
Descrição - O professor mostra uma imagem (impressa ou digital), e o aluno precisa indicar a forma das pessoas ou objetos mostrados, suas cores, quantidades, características etc.
Desembaralhando - O aluno precisa colocar em ordem as letras embaralhadas das palavras, e depois dizer (ou escrever) a frase na ordem correta.
Ditado - O professor (ou um aluno) pronuncia uma série de palavras, e o grupo precisa escrever com a grafia correta cada expressão.
Embalagem - O professor mostra e analisa rótulos de embalagens na língua estudada, indicado símbolos de medidas, expressões próprias desse gênero etc.
E-mails- O professor precisa enviar sua resposta (de uma atividade) por escrito, por e-mail, para o professor.
Entrevista - Cada grupo precisa elaborar perguntas simples na língua estudada para fazer para o professor (ou um aluno avançado de outra turma, ou alguém conhecido que escreva na língua). As perguntas podem ser enviadas (por e-mail) ou podem ser feitas oralmente.
Erros de pronúncia - O aluno precisa identificar onde está o erro de grafia em um texto curto. Pode-se também reescrever o texto.
Estilos de aprendizado - O professor aplica um teste de "estilos de aprendizado" (por escrito ou on-line).
Forca - O professor anuncia um tema, e desenha a forca no quadro. O grupo precisa saber as letras que compõem a palavra imaginada, e adivinhá-las antes que o professor complete o desenho do "enforcado".
Gravando! - Após orientação do professor, cada aluno precisa gravar (em fita K7 ou pen-drive) a leitura de um texto (ou o canto de uma música) em inglês. O professor, depois, recolhe esse material e analista pronúncia, ritmo, entonação etc. e dá um backup a cada aluno.
Imersão - O grupo organiza um evento (Dia da Árvore, por exemplo), em que todas as falas têm de ser preferencialmente na língua. Neste caso é interessante a interação com mais de uma turma e, se possível, com pelo menos três pessoas que tenham mais segurança na expressão oral.
Jogos on-line- No laboratório, os alunos têm de acessar a seção Jogos On-line e o professor indica um link específico para que a turma resolva o desafio proposto.
Karaokê - A partir de áudio pré-gravado, o aluno (ou grupo) precisa cantar uma música com a correta pronúncia das palavras.
Leitura silenciosa - Leitura fruitiva (em sala de aula ou em casa) de títulos pré-selecionados (em português ou na língua-alvo, mas de obras escritas originalmente na língua-alvo).
Leitura audível - Leitura em sala de aula, de textos simples (foco na pronúncia, e não no significado).
Leitura dramatizada - Leitura de peças, sem palco ou cenário, mas com ênfase na entonação necessária à situação de fala mostrada em cada cena.
Leitura-pesquisa - Leitura de textos autênticos para localizar respostas a perguntas sobre informações pontuais.
Matemática - O professor (ou outro elemento do grupo) propõe uma conta simples ("fifteen plus forty", por exemplo), e o aluno (ou grupo) precisa dar a resposta, na língua estudada, oralmente ou por escrito.
Montagem de peças - O grupo se organiza para ler, estudar, analisar e encenar peças simples.
Organizar texto - O professor mostra (no quadro, ou em material impresso) um texto cujos parágrafos estão fora de ordem. Os alunos têm de colocá-lo em ordem (numerando, por exemplo). Depois, pode-se reescrever o texto na ordem correta.
Painel ou portfólio - Cada aluno ou grupo deve recolher imagens sobre um dado tema (fotos pessoais de família, por exemplo) e produzir um painel ou portfólio, com títulos na língua-alvo. Os outros alunos podem ver essas imagens e títulos, e devem conseguir perceber de que se trata sem explicação.
Passeio - O professor leva o grupo para um passeio e expõe, na língua-alvo, informações relacionadas a um local da cidade (uma praça, uma igreja etc.). Na aula seguinte, o grupo precisa responder a questões sobre as informações fornecidas.
Pen pal - Cada aluno (ou a turma), mediado pelo professor, estabelece contato com alguém desconhecido (um aluno de outra turma, de outra cidade, por exemplo), para que se conheçam (e, se possível, estabeleçam amizade).
Pesquisa - O professor sugere um tema e os alunos precisam pesquisar (em livros, internet etc.).
Piadas - Um elemento do grupo conta (ou lê) uma piada, e os outros têm de explicar a graça.
Poll - Enquete (geralmente rápida) sobre um tema qualquer (relacionado com a sequência didática executada).
Produção artística - A turma se organiza para produzir objetos (cerâmica, por exemplo), músicas, grafite etc., utilizando palavras da língua estudada.
Qual imagem? - O professor dispõe diante do grupo várias imagens (recortes pré-selecionados), e, na língua-alvo, menciona um tema (gravidez, por exemplo), e os alunos têm de dizer quais imagens se relacionam ao tema. A palavra dita não pode ser muito simples (love, Hause, cielo), pois é preciso que os alunos pensem e discutam o significado da expressão.
Receita - Um aluno lê uma receita, e o grupo (ou apenas outro aluno) precisa selecionar os ingredientes corretos (de uma lista escrita, ou de cartelas com nomes de ingredientes). Isto também pode ser feito com ingredientes reais.
Seminário/exposição - A partir de um tema proposta, um indivíduo ou grupo precisa apresentar um seminário (na língua-alvo) sobre o tema pesquisado (para alunos mais avançados).
Sobre o quê? - O professor começa a exibir um vídeo (ou som, ou imagem) e a turma precisa dizer de que se trata (propaganda, vinheta, campanha, recitação, discurso, etc.
Stop - Cada grupo ou aluno recebe (ou cópia) uma tabela com categorias como (fruta, cor, cidade, país, móvel, roupa etc.). A cada rodada, é escolhida uma letra, e cada grupo/aluno precisa preencher o máximo de quadros dentro do tempo estipulado.
Textos clássicos - Trabalho com textos clássicos aliado ao estudo de temas bem conhecidos (discurso "I have a dream", por exemplo, junto de pesquisa sobre Martin Luther King).
Trava-línguas - O professor propõe trava-línguas, e os alunos têm de repetir sem errar.
Treinando o ouvido - Mediante a exposição a áudios (pessoa falando ao telefone, música, etc.), o grupo precisa completar lacunas em frases, ou transcrever frases ditas, ou responder/explicar sobre informações gerais do áudio.
Trocadilhos - O professor mostra uma imagem ou escreve no quadro uma frase, e o grupo precisa identificar e mostrar um trocadilho presente.