Projeto Collecting Postcards
Sala de Aula >> Inglês >> Práticas diversas >> Projeto Collecting Postcards
(Publicado em 04/07/2013)
Recursos relacionados Baixe em PDF Relatos de experiência |
Disciplina: Inglês
Estabelecimento de ensino: Colégio Estadual Profª Carmen Costa Adriano
Cidade: Paranaguá – NRE Paranaguá
Relato das atividades
Sendo professora de inglês e contando com uma turma muito dedicada e com boa base de inglês, resolvi desenvolver esse projeto com o 9º ano B durante o segundo bimestre deste ano.
Por meio do site de relacionamento entre escolas, professores, alunos e projetos do mundo, o www.epals.com, fiz convites a várias escolas cadastradas para participar do meu projeto também já cadastrado no site. Uma professora de inglês chamada Sylwia Tomas, que leciona na escola Zespol Szkol Wola Mielecka em Mielec na Polônia, retornou o contato interessada no projeto. Depois de conversarmos por e-mail, ela me mandou uma lista dos seus alunos. Os meus então escolheram para quem escreveriam uma carta e um cartão-postal (de Paranaguá, é claro). As aulas de inglês a partir de então foram para os alunos planejarem o que gostariam de perguntar e escrever sobre eles.
Cartas e cartões-postais prontos foram enviados por Sedex para a escola da Polônia. Enquanto isso, sempre me comunicava com a professora Sylwia. Ao receber as nossas cartas (também enviei souvenirs e cartões-postais para ela), eles escreveram as respostas.
Quando finalmente as respostas às nossas cartas e cartões-postais da Polônia chegaram, os meus alunos ficaram eufóricos, querendo logo descobrir o que estava escrito nelas. Muitos dos alunos poloneses enviaram endereços de e-mail e nomes completos para localizá-los no Facebook.
Mas com a grande quantidade de homônimos no mundo, meus alunos encontraram dificuldade para encontrá-los, não sabendo quem escolher na lista de homônimos.
Foi então que tive a ideia de criar um Facebook para intermediar esses encontros. Repassei esse endereço para a professora Sylwia, que repassou aos seus alunos. Também adicionei somente os meus alunos. Assim, fui encontrando e adicionando apenas as duas turmas. Compartilhamos fotos das turmas pela rede e deu muito certo. O site da escola polonesa também publicou nossas fotos. Agora eles conversam em inglês uns com os outros. Até eu entrei na dança e estamos aprendendo muito juntos. Ao ver o Facebook da escola deles, me deu vontade de desenvolver um para o nosso colégio também: https://www.facebook.com/pages/Col%C3%A9gio-Estadual-Prof%C2%AA-Carmem-Costa-Adriano/423489631098905 (em construção).
Devo enfatizar que o objetivo final do projeto não era a criação de um Facebook, mas sim uma experiência de comunicação real em inglês por meio de algo concreto como uma carta e um cartão-postal. Mas a ansiedade dos meus alunos para conseguir escrever pela internet para eles me levou a usar a tecnologia nessa atividade que creio que será para a vida, pois agora têm amigos que moram a milhares de quilômetros de distância, mas que o inglês consegue unir e transformar numa amizade real e virtual ao mesmo tempo.
Profª Amanda, 29/06/2013.