Gênero tira
Sala de aula >> Italiano >> Práticas diversas
Versão em PDF |
Disciplina: Língua estrangeira moderna - italiano
Ano: 9º ano
Prof. Aquias Valasco - 2012
Conteúdo: Gênero tira
Objetivo: Identificar cognatos e falsos cognatos e compreender a importância do contexto na definição dos sentidos
Material: Folhas com a imagem da tira (imprimir PDF disponível na página)
Tempo: 50 minutos
Atividade motivacional: O professor explorará com o grupo cartazes de divulgação de comédia e animações infantis.
Encaminhamento metodológico:
1. O professor solicita que os alunos observem a tira e tentem compreender o que se passa. É importante que os alunos não se limitem às palavras, mas observem também os textos não verbais presentes nas expressões faciais das personagens, formato das letras e tipo dos balões utilizados.
2. Conforme os alunos identificam as informações, o professor deve ser informado, e vai registrando na lousa os palpites dos alunos.
3. Na sequência, a turma se dedica a observar as palavras utilizadas e a identificar algumas que se parecem com vocábulos da língua portuguesa, e vai listando essas palavras no caderno.
4. O/a professora lê as frases com entonação bem marcada, para que o aluno acrescente a suas impressões anteriores os dados da pronúncia e entonação.
5. O professor convida a turma a fazer a leitura da tira, com entonação coerente com as informações não verbais.
6. A atenção se volta mais uma vez para as palavras e, em conjunto, o grupo define se as impressões com relação ao sentido dos cognatos se confirmaram ou não (isto é, a turma verifica se se tratam de cognatos reais ou de falsos cognatos).
Produção. Os alunos, individualmente ou em grupo, devem criar novas falas para os personagens, observando a coerência entre as palavras e os dados não verbais.
Palavras-chave: gêneros, humor, léxico, leitura, semântica, contexto.
Acesse a imagem.