Sugestões de leitura - Espanhol
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BRITO, Siebeneicher. Multilinguismo indivisual: uma introdução. Curitiba: Appris, 2019.
Uma mente e várias línguas. O cérebro humano consegue lidar com diversas línguas ao mesmo tempo, e um grande número de pessoas faz uso de duas ou mais línguas no seu dia a dia. O multilinguismo não é uma exceção, sendo mais comum do que geralmente se imagina, constituindo-se uma necessidade para muitas pessoas. Apesar da aprendizagem de línguas adicionais na escola ter sido relacionada apenas a uma elite social, o crescente reconhecimento que se dá ao uso de outras línguas nas relações internacionais vem tornando o multilinguismo individual um propósito desejado por muitos.
Fonte: Appris
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NADIN, Odair Luiz; LUGLI, Viviane Cristina Poletto. Espanhol como língua estrangeira: reflexões teóricas e propostas didáticas. Campinas: Mercado de Letras, 2013.
Este livro é um precioso instrumento de reflexão sobre a prática de ensino da Língua Espanhola no Brasil. Podemos afirmar que os textos promovem o encontro entre docentes de várias instituições e suas experiências didático-pedagógicas voltadas para o ensino da LE, de forma que, mesmo indiretamente, temos um panorama das pesquisas e das práticas em sala de aula de diversas instituições de ensino superior no país.
Fonte: Mercado das Letras
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ROTTAVA, Lucia; SANTOS Sulany Silveira (Orgs.). Ensino e aprendizagem de línguas: Língua Estrangeira. Juí: Unijuí, 2006.
Este livro traz discussões de docentes que atuam em universidades brasileiras formando profissionais do ensino de língua estrangeira. A obra focaliza questões relacionadas à formação continuada desses profissionais e busca estabelecer um diálogo entre a universidade e os professores que atuam nessa área do conhecimento.
Palavras-chave: prática docente, linguística aplicada, língua estrangeira.
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SERRA, Maria Lúcia de Andrade; BERTELIGNI, Maria del Carmen; ABREU, Regina Maria Mattos. Fonética: aplicada a la enseñanza del Español como lengua extranjera. Galpão, 2007.
Neste livro, as autoras definem certos conceitos gerais sobre a variante dialética da língua espanhola falada na região do Rio da Prata e confrontam para fins práticos os sistemas fonológicos do espanhol e português. Descrevem com clareza o sistema de hábitos articulatórios, o emprego dos acentos e a entonação. Baseando-se em suas próprias experiências de trabalho, apresentam uma extensa variedade de exercícios articulados didaticamente, que tem por objetivo reconhecer e fixar os sons da fala, e as letras que representam a escrita.
Palavras-chave: fonética, español, língua materna, escrita
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BIZARRO, Rosa; SILVA , Lilia. Formação de professores de línguas estrangeiras. Editora Porto.
Tendo como pano de fundo a realização do 1.º Encontro Nacional de Formadores do Ensino Superior de Professores de Línguas Estrangeiras que a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (por intermédio da Secção de Estudos Franceses do seu Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos) realizou em 15, 16 e 17 de Novembro de 2004, aqui se coligem seis dezenas de textos de investigadores com larga experiência no campo da formação inicial e da formação contínua de professores de Línguas Vivas.
Perspectivando uma cultura democrática partilhada, o reconhecimento da dignidade humana, o combate à exclusão, a rejeição dos preconceitos discriminatórios, o reconhecimento do valor da diferença e a recusa de estereótipos, os textos aqui coligidos mostram que a formação dos professores do século XXI exige a posse de saberes, qualificações, atitudes e competências específicos, mas também transversais, capazes de estruturar o fazer colectivo, a inovação, a adaptação à mudança e o compromisso de viver em constante devirtransformação.
Palavras-chave: formação inicial, formação contínua de professores, línguas vivas
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CESARIS, Delia Maria; ANDRADE, Telma Guimaraes Castro. Neruda a Hamlet. Editora Moderna, 2006.
Esta história é como a internet: tem de tudo! Escola, amigos, mensagem em ICQ e romance. Tem até trabalho voluntário! Conheça Panchi e seus amigos navegando em um mundo de amizade e poesia.
Palavras-chave: literatura, jovem, leitura, poesia
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DIAS, Reinildes; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. O Livro Didático de língua estrangeira. Editora Mercado de Letras, 2009.
Esta coletânea reúne trabalhos na área de língua estrangeira voltados para formadores de professores e professores de língua estrangeira em educação continuada, bem como alunos universitários do curso de Letras com habilitação nessa área. Com os objetivos de compartilhar conhecimento teórico-metodológico sobre o livro didático de língua estrangeira e apresentar argumentos para o desenvolvimento da postura crítica em relação ao material didático que o mercado oferece e/ou o que cada um produz, procuramos oferecer uma pluralidade de sentidos sobre o livro didático e material didático, a fim de deflagrarem-se discussões, reflexões e ressignificações sobre eles.
Palavras-chave: língua estrangeira, formadores de professores, educação continuada
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BRUNO, Fatima Cabral. A construção da impessoalidade em sala de aula. Editora Editora Clara Luz, 2004.
Este livro oferece a alunos, professores e pesquisadores da linguagem, um estudo da interlíngua de um grupo de estudantes de espanhol como língua estrangeira, que têm como língua materna o português brasileiro. Apresenta quais fatores incidiram sobre a compreensão daquilo que na língua espanhola se conhece pelo nome de impersonalidade e propõe o trabalho em sala de aula com alunos na posição não mais de falante, mas de compreendedor.
Palavras-chave: interlíngua, língua estrangeira, língua materna, impersonalidade
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VYGOTSKY, Liev Semionovitch. A construção do pensamento e da linguagem. Editora Arte Paubrasil, 2001.
Neste livro Vygotsky estuda questões fundamentais do pensamento infantil, formula concepções inteiramente novas para a época em que o escreveu, articula seu pensamento em um bem-urdido aparato conceitual e sedimenta o processo infantil de aquisição da linguagem e do conhecimento com um sistema de categorias bem-definidas, subordinando todo o seu trabalho a uma clara orientação epistemológica.
Palavras-chave: pensamento infantil, aquisição da linguagem, aquisição conhecimento, epistemologia
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VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. Editora Martins Fontes, 2007.
Há muito tempo, o grande psicólogo russo L. S. Vygotsky é reconhecido como um pioneiro da psicologia do desenvolvimento. No entanto, sua teoria do desenvolvimento nunca foi bem compreendida no Ocidente. “A Formação Social da Mente” vem suprir grande parte desta falha. Trata-se de uma seleção cuidadosa dos ensaios mais importantes de Vygotsky, editada por um grupo de eminentes estudiosos da sua obra.
Palavras-chave: psicologia, ensaios, desenvolvimento
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FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler, em três artigos que se completam. Editora Paulo Freire, 2008.
O livro se constitui de uma palestra sobre a importância do ato de ler, em uma comunicação sobre as relações da biblioteca com a alfabetização de adultos e em um artigo que expõe a experiência de alfabetização desenvolvida pelo autor e sua equipe. É trabalhando a temática da leitura, discutindo a sua importância e explicitando a compreensão crítica da alfabetização e do papel da biblioteca que Paulo Freire apresenta sua obra.
Palavras-chave: linguagem, leitura, alfabetização
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LEFFA, Vilson José (Org.). A interação na aprendizagem das línguas. Editora Educat, 2006.
Obra que reúne 9 artigos: O professor de português e seu discurso; Atividades de reflexão gramatical na sala de aula e autonomia relativa do sujeito; Ensino de línguas na escola: um estudo transversal da interação em sala de aula; Estratégias de negociação da imagem em sala de aula de língua estrangeira; Analisando a interação aluno-pesquisador em momentos de conflito durante a pesquisa interventiva; A aprendizagem colaborativa: foco no processo de correção dialogada; O sócio-construtivismo e sua influência no processamento da leitura-escrita dos aprendizes; Interação simulada: um estudo da transposição da sala de aula para o ambiente virtual; Feedback em ambiente virtual.
Palavras-chave: artigos, discurso, ensino de línguas, interação
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FOUCAMBERT, Jean. A leitura em questão. Editora Artmed, 1994.
Ao desvendar os meandros e as artimanhas que sustentam a construção do saber, o autor questiona radicalmente concepções e práticas herdadas pela tradição escolar, desenredando os labirintos de uma instituição criada para disfarçar desigualdades culturais geradas por um sistema baseado na desigualdade social.
Palavras-chave: construção do saber, tradição escolar, desigualdades culturais e sociais
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SILVA, Ezequiel Theodoro. A produção da leitura na escola. Editora Editora Ática, 2003.
O autor alia a observação da prática do profissional de ensino à reflexão teórica para elaborar uma proposta de ensino que incentive a leitura.
Palavras-chave: leitura, proposta de ensino, escola
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ZAFON, Carlos Ruiz. A sombra do vento. Editora Objetiva, 2007.
Ambientado na Barcelona franquista da primeira metade do século XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, o romance de Zafón é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar. Além de ser uma grandiosa homenagem ao poder místico dos livros, é um verdadeiro triunfo da arte de contar histórias. Fonte: Submarino
Palavras-chave: novela, narrativa, Barcelona franquista
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DURAO, Adja Balbino de Amorim Barbieri. Análisis de errores en la interlengua de brasilenõs aprendices de Español. Editora Eduel, 2004.
O propósito da obra é a pesquisa da língua em processo de construção por parte de falantes nativos de português que são aprendizes do espanhol e de falantes nativos de espanhol estudantes de português, a partir de princípios da Linguística Contrastiva. O ponto de partida está centrado na observação de que os pontos de interseção que há entre o português e o espanhol, por um lado favorecem a supressão de algumas das etapas do processo de ensino-aprendizagem desses idiomas. Mas por outro, ocultam aspectos diferenciados.
Palavras-chave: aprendizes, linguística contrastiva, ensino-aprendizagem
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CHIAPPINI, Ligia (Org.). Aprender e ensinar com textos. Editora Chiappini, 2002.
Este livro faz parte de uma trilogia que apresenta os resultados da pesquisa intitulada “A circulação dos textos na escola” que teve como objetivo estudar as práticas referentes à leitura e à produção de textos verbais, assim como indagar sobre o tipo de relação que as escolas estão mantendo com as linguagens dos veículos de comunicação de massa.
Palavras-chave: Prática de leitura, produção de texto, formação docente
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BRONCKART, J. P. Textos e discursos: por um Interacionismo sócio-discursivo. Atividades de linguagem. Editora EDUC, 1999.
Cada gênero representa um contexto social determinado que supõe uma capacidade de ação do locutor e do interlocutor para o seu uso eficaz e capacidades linguístico-discursivas de que ambos devem se apropriar, quando da produção ou da leitura de um texto pretende-se fornecer subsídios para que os professores tenham os gêneros textuais como ferramenta no ensino de línguas.
Palavras-chave: gêneros textuais, ensino de línguas, capacidades linguístico-discursivas
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LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. Cortez Editora: São Paulo, 2005.
Este livro é destinado a educadores, assim como a alunos dos cursos de Pedagogia e Licenciatura. Neles são encontrados estudos críticos sobre avaliação da aprendizagem escolar, assim como proposições no sentido de torná-la mais viável e construtiva.
Palavras-chave: aprendizagem escolar, estudos críticos, avaliação
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VASCONCELOS, Celso. Avaliação: Concepção dialética - libertadora do processo de avaliação escolar. Editora Editora Loyola, 1992.
O autor propõe rompimento com a avaliação que não contempla a avaliação no processo de aprendizagem, propondo a discussão sobre o autoritarismo na prática da avaliação escolar; as questões metodológicas; a finalidade da avaliação, propondo busca de alternativas.
Palavras-chave: processo de aprendizagem, prática da avaliação escolar, questões metodológicas
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STAM, Robert. Bakhtin da teoria literária à cultura de massa. Editora Editora Ática, 1992.
Trabalho pioneiro no Brasil, este livro traz uma iniciação sucinta, mas rigorosa nas ideias e propostas do pensador russo. Com muita clareza e agilidade, Robert Stam destrincha as categorias bakhtinianas e as aplica a uma série de produtos culturais contemporâneos - examinando com espírito crítico e sem preconceito os modos se expressão na sociedade de massa, sugerindo interpretações, propondo (jamais impondo) caminhos e sempre dialogando com o leitor.
Palavras-chave: cultura, releitura, interpretação
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SAAVEDRA, Miguel de Cervantes. Coloquio de los perros. Editora, 1783.
Novela que si se quiere resulta ser la continuación de "El Casamiento Engañoso". La verosimilitud del diálogo entre estos dos perros parlantes que el alférez Campuzano dice que oyó hablar por la noche mientras se curaba en el hospital resulta amparada por el estado de delirio febril debido a la sífilis del propio Campuzano. Aceptado ya el coloquio perruno, se cierran las Novelas ejemplares ofreciendo otra revisión crítica de algunos sectores sociales de la España de principios del siglo XVII, a la vez que Cervantes expone en la práctica una inteligente lección de teoría narrativa por medio de este «cuento de cuentos». (Disponível em: www.infotematica.com.ar)
Palavras-chave: Literatura, Cervantes, novela.
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ENCINA, Alonso. Como ser profesor y querer seguir siéndolo. Editora Edelsa, 1994.
Princípios e práticas do ensino de língua espanhola. Material destinado exclusivamente ao professor que gosta e quer seguir sendo um orientador. Livro de referência para professores e futuros professores.
Palavras-chave: didática, espanhol, prática
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CERROLAZA, M.; CERROLAZA, O. Cómo trabajar con libros de texto. Editora Edelsa, 1999.
El objetivo de este libro es tratar los aspectos de la preparación y desarrollo de las clases , o sea analizar los pasos de la organización y planificación y ver cómo este trabajo se plasma en la realidad docente.
Palavras-chave: docencia, planejamento, texto, organização
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BARELO, Ana Maria Ferreira; ABRAHAO, Maria Helena Vieira (Orgs.). Crenças e ensino de línguas. Editora Pontes, 2008.
Esta coletânea reúne trabalhos que foram apresentados no Simpósio intitulado: "Crenças no processo ensino e aprendizagem e na formação do professor de língua estrangeira", coordenado pelas organizadoras deste livro, no 14º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, realizado na PUC-SP. Assim como o simpósio, o objetivo deste livro é apresentar trabalhos de pesquisadores de várias partes do Brasil referentes a crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas com foco na formação do professor.
Palavras-chave: formação do professor, ensino e aprendizagem, pesquisa
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KUENZER, Acácia; THERRIEN, Ângela; SANTOS, Frei Da. Cultura, linguagem e subjetividade no ensinar e aprender. Editora DP&A, 2000.
Este livro reúne textos de mesas e simpósios do X ENDIPE. Em torno do eixo "Ensinar e Aprender: sujeitos, saberes, espaços e tempos" foram analisados os novos desafios da prática pedagógica na perspectiva da multiplicidade de sujeitos, saberes, espaços e tempos, presentes na sua dinâmica, e as implicações dessa problemática para a formação de professores e para as políticas públicas na área de Educação.
Palavras-chave: X ENDIPE, Ensinar e Aprende, prática pedagógica
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MOREIRA, Antonio Flavio; SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Currículo, cultura e sociedade. Editora Cortez, 2009.
O livro reúne textos de importantes pesquisadores, como Michael Apple, Henry Giroux e Peter Mclaren que tratam questões centrais sobre o tema do currículo. Os ensaios buscam servir de estímulo ao desenvolvimento de novas pesquisas na área. Este livro reúne ensaios e artigos que tratam de questões centrais sobre o tema do currículo. Pode-se dizer que a questão da seleção e a organização do conhecimento educacional - o currículo - está no centro mesmo da ação educacional.
Palavras-chave: ensaios, currículo, artigos
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MARCUSCHI, Luiz Antonio. Da fala para a escrita. Editora Cortez, 2001.
Este livro mostra que a relação entre a oralidade e a escrita se dá num contínuo fundado nos próprios gêneros textuais em que se manifesta o uso da língua no dia a dia. O princípio geral subjacente à obra é a visão não dicotômica das relações entre a oralidade e a escrita. Com esta tese central, o autor supera os preconceitos sobre a oralidade e propõe uma nova visão do trabalho com a fala em sala de aula.
Palavras-chave: oralidade, escrita, gêneros textuais
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ALBA, José G. Moreno de. Diferencias léxicas entre España y América. Editora Mapfre, 1992.
Sin olvidar la fonética y la gramática, el autor se centra en el estudio del léxico español americano comparado con el de España, puesto que, la lengua que hoy se habla em América es el producto de un incesante evolución y está lejos de presentar un carácter unitario. Otra cuestión debatida es el futuro y la unidad del español. Lo que parece innegable es la existencia de zonas dialectales en América, cuya clasificación no está resuelta satisfactoriamente todavía.
Palavras-chave: evolução da língua, espanhol básico, língua arcaica
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APPLE, Michael W. Educação e poder. Editora Artmed, 1989.
Partindo de uma reflexão sobre seu próprio trabalho anterior e sobre as influentes teorias da reprodução cultural e social, ele refina e aperfeiçoa sua análise para introduzir elementos de contradição, resistência e oposição num quadro em que havia antes apenas reprodução, imposição e passividade. Além disso, chama a atenção para o importante papel que as escolas têm na produção do conhecimento, não apenas na sua distribuição.
Palavras-chave: currículo, crítica, reprodução cultural e social
DARÍO, Rubén. El caso de la señorita Amelia. Editora www.infotematica.com.ar
El planteo de las fuerzas ocultas puede ser creído o no. Pero la lírica de este relato, el romanticismo escondido para relatar un extraño caso, lindando con el ocultismo, no puede ser negado.
Hay un viejo proverbio chino que dice "Cuidado con lo que deseas, porque se puede hacer realidad". Este es el caso. El detenerse del tiempo se cumple en el personaje femenino de este relato y el encargado de relatarlo es el doctor Z. A pesar de sus amplios estudios del ocultismo es incapaz de explicar el fenómeno ocurrido a Amelia.
Palavras-chave: Novela, Darío, Amélia, romanticismo.
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LIPSKI, John M. El Español de América. Editora Cátedra, 1996.
Neste livro se descreve a imensa riqueza da variedade de "línguas espanholas" que se fala na América. Na primeira parte o autor apresenta uma análise linguística do espanhol da América e o situa em seu contexto. Na segunda parte fornece informações detalhadas do espanhol em cada país, com suas heranças históricas, detalhes de pronúncia, morfossintaxe e léxico.
Palavras-chave: variedade linguística, espanhol de América, pronúncia, morfossintaxe, léxico.
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GALEANO, Eduardo. El fútbol a sol y sombra. Editora L&PM Pocket, 2004.
Nada se sobrepõe ao encanto desta "festa pagã". Para captar este fascinante universo de perdas e conquistas, Eduardo Galeano penetrou nas profundezas da história e das histórias que se passam dentro e fora das quatro linhas. Construiu este livro como um verdadeiro monumento à paixão. Através de sua prosa consagrada, tudo tem sabor. Ágil, emotivo, este livro flui prazerosamente. Não é preciso ser um apaixonado da bola para apreciar esta saga. Basta se apreciar a grande literatura.
Palavras-chave: esporte, lenda, história, literatura.
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ROCHA, Cláudia Hissdorf; BASSO, Edcleia Aparecida. Ensinar e aprender língua estrangeira nas diferentes idades. Editora Claraluz, 2008.
Este livro articula teorias e práticas sobre o processo de ensinar e de aprender línguas estrangeiras nas diferentes fases da vida: na infância, na adolescência e a na fase adulta. Estão reunidos de variadas e renomadas Instituições possibilitando um trabalho plural, e, portanto, rico, na diversidade de focos e de olhares.
Palavras-chave: fases da vida, ensinar, aprender, línguas
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KAUFMAN, A. M.; RODRIGUEZ, M. H. Escola, leitura e produção de textos. Editora Artmed, 1995.
As autoras propõem que se trabalhe de forma construtiva com os erros e que sejam criadas situações de contato, exploração e reflexão sobre a produção de textos que permitam aos alunos otimizar seu aprendizado, aproveitando ao máximo suas possibilidades.
Palavras-chave: produção de textos, erro, situação de contato
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Espaço para reflexão sobre ensino de línguas
Eduem
A coletânea "Espaço para reflexão sobre ensino de línguas" possibilita novas discussões em torno das questões que norteiam a área do ensino de línguas, na expectativa de que as reflexões, que os autores realizaram na composição de seus capítulos, tornem-se alvo de questionamentos, reconstrução e negociação de novos significados em outros estudos sobre os aspectos do ensino de línguas, abrindo uma interlocução com aqueles que se interessam por estudos na área da Linguística Aplicada e afins.
Fonte: Página da editora
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BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Estética da criação verbal. Editora Martins Fontes, 1992.
Esta é uma das obras que fundamentam as Diretrizes Curriculares tanto do Ensino Médio quanto do Ensino Fundamental. Os textos reunidos neste volume provêm de três momentos importantes da carreira de Mikhail Bakhtin e permitem compreendê-la melhor.
Palavras-chave: Diretrizes Curriculares, gênero, filosofia da linguagem
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PAULINO, Graça; MARTINS, Aracy Alves; PAIVA, Aparecida; VERSIANI, Zélia (Orgs.). Literatura e letramento: espaços, suportes e interfaces. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
“Se este livro convida seus leitores a percorrer caminhos e acidentes já conhecidos, ele faz, porém, esse convite de um modo estranho: à medida que por ele caminhamos, os limites das estradas tendem a se mover e se alargar; as trilhas que nos orientam tendem a se apagar, deixando-nos sem norte e sem bússola. É que os autores nos propõem uma revisão em nossa maneira de ver as coisas já vistas, de modo a melhor compreender esse complexo fenômeno da difusão da literatura. E o fazem de diferentes modos: mostram que a difusão da literatura não se faz apenas por meio da literatura infanto-juvenil, mas também por gêneros orais ou sem prestígio, como o cordel; o livro não é mais o único suporte sobre o qual se exerce a formação para a leitura de textos literários e mesmo os textos nesse tradicional suporte vêm assumindo novas características, ensejando novos modos de fazer e ler literatura, sob o impacto de novos meios, como a Internet, ou de outras linguagens, como a imagem, o cinema, os quadrinhos.” Antônio Augusto Gomes Batista
Palavras-chave: linguagem, educação, literatura, educação, ensino da escrita, ensino da leitura.
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GARCÍA, Marta Higueras. Estudio de las colocaciones léxicas y su enseñanza en Español como lengua extranjera. Editora ASELE - Colección Monografías n. 9, 2006.
Resumen de la tesis doctoral de la autora investigando técnicas para enseñar el léxico de la lengua española a estudiantes extranjeros.
Dada la escasez de artículos que apliquen el concepto de colocación a la didáctica del español como lengua extranjera (en adelante, ELE), parecía urgente y necesaria una investigación, desde esta perspectiva de la lingüística aplicada, que reflexionara sobre dicho concepto y que analizara los puntos coincidentes y divergentes con las propuestas de la lexicografía.
Palavras-chave: léxico, didáctica del español, lingüística aplicada
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ARCINIEGA, Marta. Evita Perón. Editora La Spiga Languages, 2004.
Eva Duarte, Evita, era una persona del pueblo: ni especialmente guapa, ni especialmente inteligente. Empezó como empiezan todos, "por abajo ". Pero, probablemente gracias a su tenacidad y a sus ansias de celebridad, ella subió hasta lo mas alto. De hecho, miles de personas la han querido, la han seguido, y han llorado su muerte. He aquí un retrato de la que fue Primera Dama de Argentina: una mujer que luchó con fuerza a favor de la justicia social, amiga de dictadores y fanática defensora de la forma de hacer política de su marido.
Palavras-chave: Evita, literatura, biografia, Argentina
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SCHNEUWLY, Bernard; COLABS, Joaquim Dolz E. Gêneros orais e escritos na escola. Editora Mercado de Letras, 2004.
Nesta obra estão organizados e publicados traduções de textos diversos de Bernard Schneuwly, Joaquim Dolz e colaboradores sobre o ensino escolar de gêneros escritos e orais. Com isso pretendem concretizar um pouco mais, para os professores e formadores de professores, encaminhamentos ou procedimentos possíveis para o ensino de gêneros.
Palavras-chave: ensino de gêneros, Bernard Schneuwly, Joaquim Dolz
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MEURER, J. l.; MOTTA-ROTH, D. M. (Orgs.). Gêneros textuais. Editora Edusc, 2002.
Estudos de vários que discutem como os textos devem ser descritos e explicados, evidenciando que neles e através deles os indivíduos produzem, reproduzem ou desafiam a realidade social na qual vivem e dentro da qual vão construindo sua própria narrativa pessoal.
Palavras-chave: textos, narrativa, produção, reprodução
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DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros textuais & ensino. Editora Lucerna, 2003.
A obra divide-se em dois momentos - no primeiro, estão os estudos relacionados à definição do conceito de gêneros textuais e, na segunda parte, encontramos trabalhos desenvolvidos a partir de vários gêneros textuais, incluindo aqueles surgidos com a Internet, como o correio eletrônico (e-mail) e os bate-papos virtuais (chats). As organizadoras reuniram, ainda, alguns exemplos, tais como textos jornalísticos, cartas, resumos, verbetes e canções.
Palavras-chave: conceito de gêneros textuais, Internet, correio eletrônico, chat
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NASCIMENTO, Elvira Lopes (Org.). Gêneros textuais: da didática da língua aos objetos de ensino. Editora Claraluz, 2009.
Esta obra se inscreve no campo aplicado dos estudos da linguagem e reúne trabalhos sobre o trabalho didático com gêneros textuais. A obra é dirigida a professores em formação nos cursos de Letras e Pedagogia e em formação continuada, apresentando uma coletânea de ensaios com os quais busca contribuir para o ensino de língua portuguesa e a formação do professor na perspectiva textual-discursiva.
Palavras-chave: gênero, perspectivas teóricas, letramento
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MILANI, Esther Maria. Gramática de Espanhol para brasileiros. Editora Saraiva, 2006.
Esta é uma consistente gramática normativa da língua espanhola, escrita numa linguagem acessível e dinâmica e que visa a estabelecer com o leitor um diálogo fluido, didático e abrangente na apresentação dos conceitos e estruturas gramaticais do idioma. O seu grande diferencial é identificar e esclarecer as dificuldades específicas do estudante brasileiro no processo de aprendizagem do espanhol.
Palavras-chave: idioma, estruturas gramaticais, dificuldades específicas
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MARCUSCHI, L. A. Hipertexto e gêneros digitais. Editora Lucerna, 2004.
As principais modificações promovidas pelas inovações tecnológicas nas atividades linguístico-cognitivas dos usuários do computador são apresentadas nos nove artigos desta obra. Também são analisados nos diversos trabalhos conceitos fundamentais de hipertexto, gêneros eletrônicos, discurso, leitura e ensino a distância mediados pelo computador.
Palavras-chave: hipertexto, gêneros eletrônicos, atividades linguístico-cognitivas
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AQUINO, Julio Groppa. Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. Editora Summus, 1996.
Esta obra apresenta múltiplas abordagens teóricas e possíveis encaminhamentos práticos para o problema da indisciplina na escola. Um panorama contemporâneo dos novos referenciais teóricos, além do pedagógico. Psicólogos, psicanalistas, sociólogos e pedagogos enfrentam a indisciplina com uma visão atualizada, propondo soluções criativas para a compreensão e o manejo do problema.
Palavras-chave: indisciplina, soluções, escola
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LARSEN-FREEMAN, Long M. H. Introducción al estudio de la adquisición de segundas lenguas. Editora Grdeos, 1994.
Los comienzan exponiendo por qué es necesario investigar este terreno. A continuación se discuten las ventajas y desventajas de las distintas metodologías. Se traza el desarrollo histórico y se presentan los hallazgos más importantes de la investigación. Finalmente, se proponen y se analizan diversas explicaciones para el proceso de aprendizaje de la segunda lengua y se estudia el papel que desempeñan los factores ambientales, las diferencias entre aprendices, la enseñanza, la naturaleza del lenguaje, etc.
Palavras-chave: adquisición de la segunda lengua, análisis lingüístico, proceso de aprendizaje
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ALLENDE, Isabel. La Isla Bajo el Mar. Editora Alfaguarra, 2009.
La Isla Bajo el Mar cuenta la historia de Zarité, una muchacha mulata en el Santo Domingo de tres siglos atrás. Vendida como esclava a los nueve años, la joven logrará conseguir la libertad y la felicidad, saliendo adelante pese a las numerosas trampas que le ponga delante su destino. A lo largo de la novela, Allende nos narra cuatro décadas en la vida de esta mujer, a la vez que reconstruye las condiciones de vida de los esclavos y su lucha incansable por la libertad.
Palavras-chave: novela, esclavos, América Central
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ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura perspectivas interdisciplinares. Editora Ática, 1996.
O fenômeno da leitura, por sua complexidade, deve ser estudado numa perspectiva interdisciplinar, integrando as diferentes ciências da linguagem e da comunicação. Este livro pretende oferecer a reflexão proposta sobre práticas pedagógicas, tendo em vista o encaminhamento da leitura em sala de aula.
Palavras-chave: leitura, interdisciplinariedade, comunicação
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GONZÁLEZ, Mario Miguel. Leitura de literatura espanhola – da Idade Média ao século 17. Editora Letraviva, 2010.
Livro de Mario González, professor da FFLCH-USP, oferece nova perspectiva crítica ao analisar por critérios estéticos e não apenas cronológicos, como fazem os manuais de literatura.
Na Idade Média, a poesia na Espanha já trazia elementos de modernidade. Mais tarde, nos séculos 16 e 17, três correntes coexistiam na literatura do país ibérico: a estética renascentista, o maneirismo literário – que corresponde à crise da Renascença – e o Barroco, que reunia traços de modernidade aliados ao pensamento conservador.
Palavras-chave: modernidade, literatura, análise
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KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. Editora Contexto, 2007.
Ingedore V. Koch, uma das mais importantes autoras de obras de Língua Portuguesa e Linguística em nosso país, com a colaboração de Vanda Maria Elias, apresenta neste livro seu pensamento sistematizado como uma ponte entre teorias sobre texto e leitura e práticas docentes. Escrito, principalmente, para professores do ensinos Fundamental e Médio, "Ler e compreender" simplifica sem banalizar as concepções da professora Ingedore.
Palavras-chave: texto, leitura, práticas docentes
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SOARES, Magda B. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
O leitor pretendido para este livro é aquele que se interessa por letramento e alfabetização, por habilidades e práticas sociais de leitura e escrita, e que também se interessa por uma análise discursiva das práticas de produção de texto e de leitura, e busca compreender as relações autor-texto-leitor, e suas consequências nas produção de diferentes práticas discursivas e diferentes gêneros discursivos.
Palavras-chave: linguagem, educação, literatura, educação, ensino da escrita, ensino da leitura.
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SIGNORINI, Inês. Lingua(gem) e identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. Editora Fapesp, 2002.
Este livro retoma e aprofunda indagações surgidas em colóquios realizados em 1994 e 1995 sobre o tema língua(gem) e identidade. Seu principal objetivo é o de trazer elementos de diferentes abordagens contemporâneas do assunto para a reflexão no campo aplicado. Em seu conjunto, os trabalhos reunidos neste livro abordam questões epistemológicas e teórico-metodológicas de interesse para um aprofundamento da discussão no campo aplicado.
Palavras-chave: identidade, sujeito, subjetividade
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FARACO, Carlos A. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. Editora Parábola, 2006.
O livro está dividido em três capítulos. O primeiro, situa o Círculo de Bakhtin e seus grandes projetos; o segundo, apresenta o quadro amplo em que a questão da linguagem se coloca para o Círculo; o terceiro, tem o foco dirigido mais especificamente para a filosofia da linguagem do Círculo.
Palavras-chave: lingüística, discurso, linguagem.
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MARQUEZ, Gabriel Garcia. Memória de minhas puta tristes. Editora Record, 2005.
Primeira obra de ficção de Gabriel Garcia Márquez em dez anos, "Memória de minhas putas tristes" é uma joia narrativa. Um conto de fadas: sentimental, implacável, sábio e irônico. Ao revelar a história de um velho jornalista que decide comemorar seus noventa anos com uma noite de amor com uma jovem virgem, García Márquez constrói um hino de louvor à vida e, por extensão, ao amor, já que um não existe sem o outro no imaginário do Prêmio Nobel de Literatura de 1982.
Palavras-chave: novela, narrativa, García Marquez
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MOROSOV, Ivete; MARTINEZ, Juliana Zeggio. Metodologia do ensino e a avaliação da aprendizagem em língua estrangeira. Editora IBPEX, 2008.
Esta obra oferece uma reflexão acerca de vários temas envolvidos no âmbito do ensino e da avaliação em lingua estrangeira. São discutidos os principais métodos e abordagens no ensino de línguas estrangeiras para adolecentes e adultos, enfatizando-se suas tendências atuais. São examinadas também questões de avaliação, o porquê e a forma de avaliar. As autoras mostram ainda um completo panorama histórico a respeito dos exames de proficiência em língua estrangeira e sobre questões específicas de lingua que possuem certificação internacional.
Palavras-chave: avaliação, ensino, língua estrangeira
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CÂNDIDO, Antônio. Na sala de aula. Editora Ática, 1995.
Escolher o que é mais relevante para a análise do poema, o ritmo, o vocabulário, a biografia, etc.; apontar os elementos que o estruturam, e, por fim, interpretá-lo em seu todo; eis aí a lição que se desprende das páginas deste modesto, mas poderoso livro.
Palavras-chave: literatura brasileira-teoria, critica literaria
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MARQUEZ, Gabriel García. O amor nos tempos cólera. Editora Record, 1985.
Ainda muito jovem, o telegrafista, violinista e poeta Gabriel Elígio Garciá se apaixonou por Luiza Márquez, mas o romance enfrentou a oposição do pai da moça, coronel Nicolas. Para manter seu amor, Gabriel montou, uma rede de comunicação que alcançava Luiza onde ela estivesse. Essa é a história real dos pais de Gabriel García Márquez e foi ponto de partida de 'O amor nos tempos do cólera', que acompanha a paixão do telegrafista, violinista e poeta Florentino Ariza por Fermina Daza.
Palavras-chave: Literatura estrangeira, latino-americana, novela
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SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Editora Artmed, 2000.
A obra apresenta uma descrição reflexiva dos processos por meio dos quais o currículo se transforma em prática pedagógica contextualizada. A importância da cultura e do momento histórico em que se cria e se aplica o currículo, a necessidade de conscientização da filosofia e das crenças que embasam a política curricular e determinam as práticas no cotidiano escolar, bem como a relação estreita entre formação docente, cultura escolar e procedimentos a serem utilizados com os alunos.
Palavras-chave: prática pedagógica
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WIDDOWSON, H. G. O ensino de línguas para a comunicação. Editora Pontes, 1991.
Quando se adota uma abordagem comunicativa para o ensino de línguas, sempre parece haver partes soltas de um tipo ou de outro: inconsistências, pressupostos não verificados, dificuldades não resolvidas. Este livro é uma tentativa de aclarar certas questões, pensando detidamente sobre elas.
Palavras-chave: abordagem comunicativa, pressupostos teóricos, aquisição
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SEDYCIAS, João (Org.). O ensino do Espanhol no Brasil: passado, presente, futuro. Editora Parábola, 2005.
Um auspicioso livro, editado em português e espanhol, que preenche uma lacuna na pedagogia de línguas no Brasil e que há de inspirar professores e formadores de professores de espanhol em sua missão de motivar o maior número de brasileiros para a aprendizagem de uma língua-irmã, compartilhada por 20 países e cada vez mais universalizada como segunda língua ou língua estrangeira.
Palavras-chave: Espanhol no Brasil, implicações pedagógicas, proximidade linguística
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GUIMARÃES, Ana M. de Mattos; MACHADO, Anna R. O interacionismo sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas, 2002.
O livro está organizado em três partes. A primeira retoma questões epistemológicas centrais e avança para conceitualizações do agir e do trabalho docente. A segunda revela debates possíveis sobre questões que a teoria vem desenvolvendo, como é o caso do estatuto que dá aos tipos discursivos e aos gêneros de texto, assim como ao contexto do agir. A última parte apresenta questões metodológicas.
Palavras-chave: artigos, interacionismo, análise de textos
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CORACINI, M. J. O jogo discursivo na aula de Leitura: Língua Materna e Língua Estrangeira. Editora Campinas, 1995.
As pesquisas em Linguística Aplicada se voltam para a sala de aula, penetrando na intimidade do que acontece dentro das quatro paredes, lugar onde só era permitida a presença efetiva de alunos e professores ou, por vezes, de um supervisor. As pesquisas se voltam, hoje, efetivamente, para os sujeitos da sala de aula: professores, alunos, a relação entre uns e outros, bem como a relação entre eles e o material didático.
Palavras-chave: material didático, pesquisas, linguísitica, relação professor-aluno
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HOFFMANN, Jussara. O jogo do contrário em avaliação. Editora Mediação, 2005.
Na primeira parte do livro, a autora retoma e aprofunda os princípios pedagógicos que precisam ser respeitados para uma prática avaliativa desta natureza. Na segunda parte orienta os educadores sobre como desenvolver os três tempos da avaliação: tempo de admiração, observação do aluno, tempo de reflexão sobre suas aprendizagens e tempo de reconstrução das práticas avaliativas. Jussara ilustra o livro com casos reais de avaliação em escolas públicas e particulares.
Palavras-chave: prática inclusiva, princípios pedagógicos, práticas avaliativas
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ALMEIDA FILHO, J. C. P. O professor de Língua Estrangeira em formação. Editora Pontes, 1999.
Primeira publicação brasileira contendo somente trabalhos sobre a formação de professores de línguas.
Palavras-chave: processo de ensino-aprendizagem, Linguística Aplicada, abordagem de ensino
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KOCH, I. V. O texto e a construção dos sentidos. Editora Contexto, 2003.
A autora estuda as atividades discursivas e suas marcas na materialidade linguística. Aborda, também, questões gerais relativas à produção do sentido comuns às modalidades escrita e falada, bem como se detém no estudo da construção dos sentidos no texto falado.
Palavras-chave: atividades discursivas, materialidade linguística, construção de sentidos
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FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Editora Paz e Terra, 1996.
Pedagogia da autonomia é um livro que condena as mentalidades fatalistas conformadas com a ideologia imobilizante de que a realidade é assim mesmo, que se pode fazer? Para estes, basta o treino técnico indispensável à sobrevivência. Para Paulo Freire, educar é construir, é libertar o ser humano das cadeias do determinismo neoliberal, reconhecendo que a História é um tempo de possibilidades.
Palavras-chave: educação, pedagogia, aprendizagem
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FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação. Editora UNESP, 2000.
A pedagogia radical de Paulo Freire aponta o caminho com extraordinária lucidez e coragem, ao fazer do ato educacional um processo dialético no qual o educando constrói o conhecimento a partir do contexto, fundindo aprendizagem e experiência social numa aventura de aquisição da liberdade.
Palavras-chave: pedagogia, processo dialético, aprendizagem
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Perspectivas educacionais e ensino de línguas
Eduel
A obra combina pesquisas sobre o ensino de línguas e temáticas particulares com visão abrangente: formação de professores, interação em sala de aula, discursos em circulação, políticas linguísticas, atividades didáticas, e crenças/saberes docentes. Sua leitura, fundamental para especialistas, é indicada também a um público mais amplo, voltado ao entendimento das questões de linguagem nas relações de ensino-aprendizagem..
Fonte: Eduel
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GATTOLIN, Sandra R. B. (Orgs.). Pesquisas sobre vocabulário em Língua Estrangeira. Editora Mercado de Letras, 2007.
O objetivo deste livro é apresentar a professores de língua estrangeira em geral, assim como a pesquisadores interessados em questões de ensino-aprendizagem, resultados de pesquisas sobre vocabulário conduzidas no Brasil nos últimos anos. Seu grande diferencial está no fato de aliar conhecimentos teóricos recentes sobre vocabulário às restrições no nosso contexto de ensino-aprendizagem de língua estrangeira, trazendo implicações importantes para a prática de sala de aula.
Palavras-chave: língua estrangeira, vocabulário, ensino-aprendizagem
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VARGAS, Fábio Aristimunho. Poesia espanhola: das origens à Guerra Civil. Editora Hedras, 2009.
Poesia galega: das origens à Guerra Civil é uma antologia que reúne poemas de representativos dos principais períodos históricos da literatura galega, desde seus primórdios como manifestação literária, com as cantigas galego-portuguesas, até a Guerra Civil Espanhola, encerrada em 1939.
Compreende ciclos literários como o Período Medieval, os Séculos Escuros, o Pré-ressurgimento, o Ressurgimento, o Período Intersecular e a literatura galega de pré-guerra do século XX.
Todos os poemas selecionados foram traduzidos para o português de acordo com certa tradição brasileira de transcriação de poesia.
Palavras-chave: poesia basca, poesia catalã, poesia espanhola, poesia galega
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FANJUL, Adrian Pablo. Português-Espanhol: línguas próximas sob o olhar discursivo. Editora Claraluz, 2002.
A obra apresenta estudo da proximidade distanciamento entre as línguas portuguesa (do Brasil) e espanhola (da Argentina) com o diferencial de tratar a relação diferentemente daquele que tem sido o seu ponto mais focalizado: o contraste léxico-gramatical, feito em geral da perspectiva da linguística contrastiva.
Palavras-chave: linguística contrastiva, processos enunciativos, discursividade
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ABRAHÃO, Maria Helena Vieira. Prática de ensino de Língua Estrangeira: experiências e reflexões. Editora Pontes, 2004.
Esta coletânea tem por objetivo trazer algumas experiências e reflexões sobre questões que normalmente afligem os docentes iniciantes na disciplina de Prática de Ensino de Língua Estrangeira, ao planejarem e implementarem seus cursos, quais sejam: a dosagem entre procedimentos de treinamento e desenvolvimento; o lugar do componente teórico no programa de ensino; a questão dos estágios, entre outros.
Palavras-chave: prática de ensino, língua estrangeira, estágio
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SILVA, Janssen F; HOFFMANN, Jussara; ESTEBAN, Mari. Práticas avaliativas e aprendizagens significativas em diferentes áreas do currículo. Editora Mediação, 2008.
Estão reunidos, nesta obra, cinco princípios essenciais da avaliação, no sentido da efetiva promoção da aprendizagem, de uma ação que se projeta no futuro, embasada em princípios éticos de respeito às diferenças. Estabelecendo relações entre uma concepção dialética de avaliação e os caminhos de aprendizagem.
Palavras-chave: promoção da aprendizagem, concepção dialética de avaliação, análise de tarefas
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MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. Editora Parábola, 2008.
Este trabalho contém a quarta versão dos materiais para o curso de Linguística 03 ministrado na graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco, no segundo semestre de 2005. Constam aqui estudos muitas vezes inacabados e ideias preliminares. As noções de língua, texto, gênero, compreensão e sentido, bem como o enfoque geral da abordagem, situam-se na perspectiva da visão sociointeracionista da língua.
Palavras-chave: Linguística, gêneros textuais, compreensão textual, produção de sentido.
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TORRES, Rosa Maria. Que (e como) é necessário aprender? Editora Papirus, 1995.
Esse trabalho apresenta um retrato do estado atual do ensino na América Latina, contrastando experiências e sintetizando questionamentos comuns.
Palavras-chave: pedagogia, educação, ensino
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FERNÁNDEZ, Francisco Moreno. Qué español enseñar. Editora Arco Libros, 2000.
Este libro trata, de una forma ordenada y desde una perspectiva amplia, la cuestión del modelo de español que se puede llevar a la enseñanza de la lengua española. Y se hace teniendo en cuenta: que los profesores hispanohablantes pueden tener orígenes geolingüísticos y sociolingüísticos muy diversos, que los alumnos pueden necesitar aprender español para fines muy diferentes y que los alumnos van a poder utilizar el español que han aprendido en distintas regiones hispánicas y en diferentes situaciones sociales.
Palavras-chave: ensino, diversidade, variações linguisticas
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NERY, Rosa. Questões sobre questões de leitura. Editora Alínea, 2003.
Na perspectiva da autora, ensinar línguas consiste numa "educação linguageira". No decorrer do seu trabalho, ela apresenta uma Matriz de Questões que pode auxiliar aqueles que se ocupam e se preocupam com a leitura, quer em língua materna, quer em língua estrangeira, contribuindo, assim, para o deslocamento da barreira que tem separado o ensino de língua materna e o ensino de línguas estrangeiras.''
Palavras-chave: leitura, avaliação, aprendizagem, linguagem materna