Sobre o gênero Poesia em Inglês
Literaturas >> Inglês >> Sobre o gênero Poesia
Assim como em qualquer língua, não é fácil definir o gênero Poesia, tanto pela complexidade de uma definição quanto pela variedade de compreensões sobre o tema. É fácil discordar sobre uma dada categorização, mas muito difícil definir uma palavra final sobre isso.
Quando consideramos a história da literatura produzida em língua inglesa, é impossível não lembrar do poema Bewoulf, que teria sido escrito no século XI e foi modernamente vertido para a linguagem da prosa, do teatro e do cinema. Assim como Troia e A Ilíada de Homero, Bewoulf relata fatos que rememoram a essência da identidade cultural de um povo.
Há certamente uma grande diversidade de estilos poéticos em todos os domínios da língua inglesa, e por isso é impossível esgotar o tema. Além disso, a poesia não está presente apenas nos sentimentos produzidos pelo conjunto estético de um poema, e nem se limita à riqueza de vocabulário ou ao mero uso dos versos. O que torna Shakesperare uma referência lírica inglesa ou Thoreau uma referência do universo estadunidense não é a forma, mas o conteúdo, as técnicas utilizadas, a capacidade de surpreender e inovar em seu tempo.
Vale lembrar que a poesia serve de base para várias manifestações músicas e artísticas, entre elas o RAP (rhythm and poetry) e o hip-hop.
Estamos sempre abertos a sugestões, reclamações e colaborações. Sinta-se à vontade para entrar em contato através de nosso Fale Conosco ou dos formulários de colaboração.
Saiba mais sobre alguns tópicos no estudo da poesia. (Para aprofundar-se neste estudo, há vários sites com acesso aberto.)
Categories
- narrative - conta uma história. Ex.: poemas de Edgar Allan Poe.
- epic - normalmente dividido em "cantos", conta a saga de um herói, ou de um povo. Ex.: Paradise Lost, de John Milton.
- lyric - o poema lírico não pretende falar de fatos, e sim de emoções e impressões pessoais. Ex.: poemas de John Donne.
- line - conhecida em português como "linha"
- stanza - conhecida em português como "estrofe"
- refrain - estrofe que se repete, semelhante ao "refrão" das músicas
- enjambement - recurso de ligação composto em dar continuidade, no verso inferior, a uma ideia ou palavra iniciado no final do verso superior.
- assonance - repetição de sons vocálicos, com objetivo semântico ou rítmico
- alliteration - repetição de sons consonantais, com objetivo semântico ou rítmido
- disyllables - iamb (stress na última sílaba poética), trochee (stress na penúltima sílaba poética)
- trisyllables - dactyl (stress na antepenúltima sílaba), anapaest (stress na última sílaba)
- quatrain - stanza com quatro linhas
- couplet - conjunto de duas linhas
- canto - divisão de um poema longo (como no caso dos poemas épicos)
- haiku - conhecido em português como haicai, é um tipo de poema japonês, normalmente com três linhas
- sonnet - poema com 4 stanzas (normalmente com 4, 4, 3, 3 linhas)