Working with instructional texts
Sala de Aula >> Inglês >> Práticas diversas >> Working with instructional texts
(Publicado em 12/9/2011)
Professor: Aquias da Silva Valasco
Disciplina: Língua inglesa
Tema: Instructional texts
Série: 9º ano EF
Duração: De 02 a 04 aulas
Objetivo geral
* Desenvolver a escrita a partir de parâmetros mínimos.Objetivos específicos
* Introduzir o gênero texto de instrução;* Expor o aluno a situações em que precisa aguçar a audição e a compreensão sem legendas;
* Apresentar particularidades do texto instrucional;
* Estimular o trabalho de escrita em língua inglesa.
Metodologia
* Metodologia sociointeracionista transcultural – aula expositivo-dialogada;* Assistência a vídeo, atividade impressa, produção textual em duplas.
Recursos
* Vídeo;* Lousa;
* Sala de aula.
----------------------------------------
Encaminhamento
Parte 1
1. Em aparelho disponível, o professor passa o vídeo "Making a robot", disponível na página de inglês (link ao final deste relato). É importante que se explique à turma que se trata de um texto explicativo, e que os alunos devem inferir de que se trata e tentar memorizar os "passos" expostos.
2. Após a assistência ao vídeo, a turma deve levantar hipóteses sobre o tema e os assuntos levantados no vídeo. As palavras-chave podem ser listadas no quadro, para que os alunos monitorem o próprio processo de aprendizado. Conforme o interesse, a turma pode assistir mais uma vez ao vídeo, a fim de conferir as respostas dadas.
3. Rapidamente, em outro canto do quadro, o professor desenha uma tabela com duas linhas e duas colunas. Na célula AA, insere, com letra de forma, a palavra YEP, enquanto o termo NOPE é escrito na segunda célula da primeira linha. A partir da pergunta "Is it easy-to-do?", a turma deve responder com yep/nope, de modo que se levante a opinião geral sobre a montagem do robô e também se apresente a oposição yep/nope, comum na linguagem informal e televisiva.
4. Havendo condições (principalmente em projeto interdisciplinar), os alunos podem eventualmente produzir o robozinho mostrado no vídeo.
---------
Parte 2
5. O professor entregará à turma (dividia em grupos de no máximo 4 alunos) tiras contendo as partes do texto "How to make a salad". De posse dessas tiras, cada grupo precisa indicar qual a ordem correta dos parágrafos, para montar a receita da salada.
6. Depois de o grupo trabalhar a ordem do texto, o professor deve confirmar as respostas e dar destaque às expressões "first of all/firstly", "then", "even further" e "finally", indicativas, de início, continuação e término. O professor deve mostrar que são expressões comuns em termos instrucionais.
7. Além de dar destaque às expressões coesivas, o professor pode mostrar que os verbos normalmente ficam no presente ou no imperativo.
8. Além desse trabalho, o professor pode também apresentar à turma textos de vários gêneros, solicitando que os alunos indiquem qual deles tem as mesmas características do gênero estudado (texto instrucional).
---------
Parte 3
9. Finalmente, os alunos, organizados em grupos, devem tentar elaborar uma resposta à pergunta: "How to recharge a regular mobile battery?", utilizando as expressões estudadas e os padrões textuais vistos.
----------------------------------------
Referências
* Texto para sala de aula "How to make a salad"
* Vídeo "Making a robot"