Introducing myself
Sala de Aula >> Inglês >> Práticas diversas >> Introducing myself
(Publicado em 1/8/2011)
Professor: Aquias da Silva Valasco
Disciplina: Língua inglesa
Tema: Introducing Myself
Série: 9º ano EF
Duração: 1 aula (pode-se expandir para duas)
Objetivo geral
Desenvolver a oralidade tomando-se por base a situação de fala específica "introduction".Objetivos específicos
- Introduzir o vocabulário sobre saudações e apresentações;
- Expor o aluno a situações de interação;
- Ensinar aspectos sonoros da língua inglesa como pronúncia, entonação e ritmo.
Metodologia
- Metodologia sociointeracionista transcultural – aula expositivo-dialogada;
- Situações de diálogo assistido.
Tópicos relacionados à disciplina
- Sintaxe: expressões idiomáticas / intencionalidade;
- Semântica: campo semântico / vocabulário;
- Texto: Diálogo / perguntas e respostas
Recursos
- Laboratório de informática;
- Lousa;
- Sala de aula.
Encaminhamento
1. O professor deve coordenar um momento de inferência acerca da situação de uso da língua é utilizada - o perfil das personagens, seus interesses, a história que eles podem trazer.
2. Em seguida, o professor deve dar destaque à estrutura das frases e ao vocabulário utilizado, lendo as frases com ênfase apropriada e sem traduzir. Deve solicitar aos alunos que eles indiquem quais podem ser os sentidos das frases e palavras utilizadas.
3. O grupo pode observar o conteúdo "Charge abordando expressões usadas para indicar hesitação", referenciado na mesma página, e que se localiza em outro setor do Portal. Neste ponto o professor deve mostrar que é normal mostrar hesitação ao se falar, e que isso pode ser "preenchido" com expressões em inglês, e não com o "É..." da língua materna.
4. O professor deve promover a repetição, em voz audível, das frases, para que o aluno ouça sua própria pronúncia. Neste momento, o mais importante é tentar, e não corrigir.
5. Ainda no laboratório, os alunos devem se sentar em duplas, um de frente ao outro, para que possam praticar o pequeno diálogo, interpretando ora Antônio, ora Mafuane.
6. O grupo deve assistir ao vídeo "Introduction", com dicas de como se apresentar. Este conteúdo pode ser explorado em encontros futuros, para aprofundar o tema.
7. Finalmente, cada aluno deve tentar elaborar, através do computador, um pequeno diálogo utilizando personagens de sua escolha, utilizando pelo menos uma das expressões exploradas. Depois, deve enviar para o professor, via e-mail, esse pequeno texto, para posterior avaliação.
----------------------------------------
Referências
- Imagem "Hesitation"
- Vídeo "Introduction"