Sugestões de leitura - Alemão
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Uma mente e várias línguas. O cérebro humano consegue lidar com diversas línguas ao mesmo tempo, e um grande número de pessoas faz uso de duas ou mais línguas no seu dia a dia. O multilinguismo não é uma exceção, sendo mais comum do que geralmente se imagina, constituindo-se uma necessidade para muitas pessoas. Apesar da aprendizagem de línguas adicionais na escola ter sido relacionada apenas a uma elite social, o crescente reconhecimento que se dá ao uso de outras línguas nas relações internacionais vem tornando o multilinguismo individual um propósito desejado por muitos.
Fonte: Appris
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Martins Fontes
Esta edição de "A construção do pensamento e da linguagem" oferece ao público brasileiro a oportunidade de conhecer na íntegra este livro em que Vygotsky estuda questões fundamentais do pensamento infantil, formula concepções inteiramente novas para a época em que o escreveu, articula seu pensamento em um bem urdido aparato conceitual e sedimenta o processo infantil de aquisição da linguagem e do conhecimento com um sistema de categorias bem definidas, subordinando todo o seu trabalho a uma clara orientação epistemológica.
Fonte: Editora Martins Fontes

Martins Fontes
Há muito tempo, o grande psicólogo russo L. S. Vygotsky é reconhecido como um pioneiro da psicologia do desenvolvimento. No entanto, sua teoria do desenvolvimento nunca foi bem compreendida no Ocidente. “A Formação Social da Mente” vem suprir grande parte desta falha. Trata-se de uma seleção cuidadosa dos ensaios mais importantes de Vygotsky, editada por um grupo de eminentes estudiosos da sua obra.
Fonte: Martins Fontes

Cortez
O livro constitui-se de uma palestra sobre a importância do ato de ler, em uma comunicação sobre as relações da biblioteca popular com a alfabetização de adultos e em um artigo que expõe a experiência de alfabetização desenvolvida pelo autor e sua equipe. É trabalhando a temática da leitura, discutindo a sua importância e explicitando a compreensão crítica da alfabetização e do papel da biblioteca popular que Paulo Freire apresenta sua obra.
Fonte: Editora Cortez

Educat
Obra que reúne nove artigos: "O professor de português e seu discurso"; "Atividades de reflexão gramatical na sala de aula e autonomia relativa do sujeito"; "Ensino de línguas na escola: um estudo transversal da interação em sala de aula"; "Estratégias de negociação da imagem em sala de aula de língua estrangeira"; "Analisando a interação aluno-pesquisador em momentos de conflito durante a pesquisa interventiva"; "A aprendizagem colaborativa: foco no processo de correção dialogada"; "O sócio-construtivismo e sua influência no processamento da leitura-escrita dos aprendizes"; "Interação simulada: um estudo da transposição da sala de aula para o ambiente virtual"; "Feedback em ambiente virtual".
Fonte: Editora Educat

Artmed
Ao desvendar os meandros e as artimanhas que sustentam a construção do saber, o autor questiona radicalmente concepções e práticas herdadas pela tradição escolar, desenredando os labirintos de uma instituição criada para disfarçar desigualdades culturais geradas por um sistema baseado na desigualdade social.
Fonte: Editora Artmed

Ática
O autor alia a observação da prática do profissional de ensino à reflexão teórica para elaborar uma proposta de ensino que incentive a leitura.
Fonte: Editora Ática

Este livro faz parte de uma trilogia que apresenta os resultados da pesquisa intitulada “A circulação dos textos na escola” que teve como objetivo estudar as práticas referentes à leitura e produção de textos verbais, assim como indagar sobre o tipo de relação que as escolas estão mantendo com as linguagens dos veículos de comunicação de massa.
Fonte: Editora Cortez

Atividades de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo
Educ
Cada gênero representa um contexto social determinado que supõe uma capacidade de ação do locutor e do interlocutor para seu uso eficaz e capacidades linguístico-discursivas de que ambos devem se apropriar, quando da produção ou da leitura de um texto. Pretendem-se fornecer subsídios para que os professores tenham os gêneros textuais como ferramenta no ensino de línguas.

Cortez
Este livro é destinado a educadores, assim como a alunos dos cursos de Pedagogia e Licenciatura. Neles são encontrados estudos críticos sobre avaliação da aprendizagem escolar, assim como proposições no sentido de torná-la mais viável e construtiva.

Libertad
O autor propõe rompimento com a avaliação que não contempla a avaliação no processo de aprendizagem, propondo a discussão sobre o autoritarismo na prática da avaliação escolar; as questões metodológicas; a finalidade da avaliação, propondo busca de alternativas.

Trabalho pioneiro no Brasil, este livro traz uma iniciação sucinta, mas rigorosa, nas ideias e propostas do pensador russo. Com muita clareza e agilidade, Robert Stam destrincha as categorias bakhtinianas e as aplica a uma série de produtos culturais contemporâneos examinando com espírito crítico e sem preconceito os modos se expressão na sociedade de massa, sugerindo interpretações, propondo (jamais impondo) caminhos e sempre dialogando com o leitor.

Resultado de experiências bem sucedidas da autora e de e outros professores de línguas estrangeiras, o livro "Cem aulas sem tédio" fornece várias dicas que podem ajudar no planejamento de aulas dinâmicas e interessantes de língua inglesa.

DP&A
Trata-se de um livro que se constitui como contribuição inegável para os campos da didática, do currículo e da formação de professores, dirigindo-se não apenas aos pesquisadores e professores dessas áreas, mas a todos os professores de uma forma geral e a todos aqueles que se preocupam com a qualidade de ensino e da formação de professores no Brasil.

Cortez
O livro reúne textos de importantes pesquisadores, como Michael Apple, Henry Giroux e Peter Mclaren que tratam questões centrais sobre o tema do currículo. Os ensaios buscam servir de estímulo ao desenvolvimento de novas pesquisas na área. Este livro reúne ensaios e artigos que tratam de questões centrais sobre o tema do currículo. Pode-se dizer que a questão da seleção e a organização do conhecimento educacional - o currículo - está no centro mesmo da ação educacional.

Este livro mostra que a relação entre a oralidade e a escrita se dá num contínuo fundado nos próprios gêneros textuais em que se manifesta o uso da língua no dia-a-dia. O princípio geral subjacente à obra é a visão não-dicotômica das relações entre a oralidade e a escrita. Com esta tese central, o autor supera os preconceitos sobre a oralidade e propõe uma nova visão do trabalho com a fala em sala de aula.

Mercado das Letras
Teorizando sobre a oralidade e a cultura escrita, especialistas de diversas disciplinas vêm tentando compreender de que maneiras a linguagem constitui os seres humanos, delineando um conceito multidimensional de alfabetismo ou (letramento) que focaliza principalmente as práticas sociais em que a leitura e a escrita se realizam e que abarca não só sua aprendizagem inicial, mas diversos níveis e tipos de habilidades cognitiva.

Moderna
A educação vem se transformando ao longo da história. Nesse processo, as diferenças culturais são a marca produzida pela humanidade. Essas diferenças tornam-se um problema quando movimentos de integração tentam suprimi-las ou mantê-las sob controle. No início dos anos 90, por exemplo, começaram a ser organizados grupos na periferia das cidades, como a de São Paulo, que, inspirados pela ideologia neonazista, têm feito vítimas fatais entre os negros e os nordestinos. E mais uma vez a questão da diferença emerge no conjunto das preocupações de intelectuais e pesquisadores brasileiros, procurando causas e soluções para o problema da diversidade cultural.

Artmed
Seu livro anterior, "Ideologia e currículo", é uma séria crítica tanto às teorias existentes sobre o currículo quanto às práticas curriculares adotadas nas escolas. Em "Educação e poder", Apple retoma essa crítica. Partindo de uma reflexão sobre seu próprio trabalho anterior e sobre as influentes teorias da reprodução cultural e social, ele refina e aperfeiçoa sua análise para introduzir elementos de contradição, resistência e oposição num quadro em que havia antes apenas reprodução, imposição e passividade. Além disso, chama a atenção para o importante papel que as escolas têm na produção do conhecimento, não apenas na sua distribuição. Apple vai também até o "outro lado do currículo oculto", o trabalho, para ver como funciona aquele local para o qual as escolas supostamente preparam e quais são as reais conexões entre os dois.

Elaboração de materiais para cursos de idiomas
Artmed
Este livro se destina a todos os professores de idiomas, pois são responsáveis pela elaboração de materiais, no sentido de que freqüentemente tomam decisões sobre como selecioná-los e adaptá-los. Também decidem, diariamente, como utilizá-los na sala de aula e, às vezes, até mesmo desenvolvem seus próprios materiais para complementar, ou mesmo substituir, aqueles encontrados nos livros-texto adotados. Com o objetivo de auxiliar os professores a desenvolver materiais eficazes, este livro oferece orientação para a avaliação, adaptação e desenvolvimento de materiais para o ensino de idiomas.
Fonte: SBS

Claraluz
Este livro articula teorias e práticas sobre o processo de ensinar e de aprender línguas estrangeiras nas diferentes fases da vida: na infância, na adolescência e a na fase adulta. Estão reunidos autores de variadas e renomadas Instituições possibilitando um trabalho plural, e, portanto, rico, na diversidade de focos e de olhares.

Artes Médicas
"Escola, leitura e produção de textos" apresenta uma classificação simples e precisa dos textos que estão sendo produzidos na atualidade, estando articulada com uma proposta didática para que as crianças venham a ser boas leitoras e escrevam corretamente e com autonomia. As autoras propõem que se trabalhe de forma construtiva com os erros e que sejam criadas situações de contato, exploração e reflexão sobre a produção de textos que permitam aos alunos otimizar seu aprendizado, aproveitando ao máximo suas possibilidades.

Eduem
A coletânea "Espaço para reflexão sobre ensino de línguas" possibilita novas discussões em torno das questões que norteiam a área do ensino de línguas, na expectativa de que as reflexões, que os autores realizaram na composição de seus capítulos, tornem-se alvo de questionamentos, reconstrução e negociação de novos significados em outros estudos sobre os aspectos do ensino de línguas, abrindo uma interlocução com aqueles que se interessam por estudos na área da Linguística Aplicada e afins.
Fonte: Página da editora

Martins Fontes
A figura de Mikhail Bakhtin aparece hoje como uma das mais fascinantes e enigmáticas da cultura européia de meados do século XX. De fato, é possível distinguir, como o faz Todorov na introdução, vários Bakhtin: depois da crítica do formalismo vigente, o Bakhtin fenomenólogo, autor de um primeiro livro sobre a relação entre o autor e seu herói; o Bakhtin sociólogo e marxista do final dos anos vinte que aparece nos complexos Problemas da Poética de Dostoievski; o Bakhtin dos anos trinta, marcados pelo Rabelais e pelas grandes explorações culturais no campo das festas populares, do carnaval, da história do riso, e o Bakhtin "sintético" dos últimos escritos.
Os textos reunidos neste volume provêm de três momentos importantes dessa rica carreira e permitem compreendê-la melhor. Iniciam com os extratos da sua primeira grande obra, descrição fenomenológica do ato de criação
Fonte: Martins Fontes

Expressões idiomáticas
Autêntica
No livro "Expressões idiomáticas", de Joseph P. Morgan, você encontra mais de 3.100 expressões idiomáticas rigorosamente atualizadas.

Unioeste, 2008
A coletânea “Formação de professores de línguas: gêneros textuais em práticas sociais” é uma publicação que reúne artigos produzidos em 2007. Os artigos resultam de discussões do grupo de estudos do projeto de pesquisa “Formação de professores de línguas: gêneros textuais em práticas sociais”. As produções foram feitas pelos colaboradores com a orientação da coordenadora do projeto. As produções deste projeto de pesquisa agregam colaboradores que são alunos da graduação em Letras (licenciatura Português/Inglês), alunas do mestrado e professores da rede Pública de Ensino e Privada.
Colaboração: Aparecida de Jesus Ferreira (Org.)

Mercado das Letras
Trata-se da compilação de textos diversos de Bernard Schneuwly, Joaquim Dolz e colaboradores sobre o ensino escolar de gêneros escritos e orais, na tentativa de concretizar um pouco mais, para os professores e formadores de professores, encaminhamentos ou procedimentos possíveis para o ensino de gêneros selecionados pelo projeto da escola ou da série/ciclo.

Edusc
Estudos de vários autores que discutem como os textos devem ser descritos e explicados, evidenciando que neles e através deles os indivíduos produzem, reproduzem ou desafiam a realidade social na qual vivem e dentro da qual vão construindo sua própria narrativa pessoal.

Lucerna
As discussões teóricas e as análises de gêneros incluídos neste livro trazem uma contribuição valiosa para o ensino e a formação do professor de língua. Os textos reunidos tornam acessíveis ao professor, ao aluno dos cursos de Pedagogia e de Letras, aos estudiosos da linguagem em geral, um conjunto de gêneros novos, relativamente desconhecidos, da mídia eletrônica, e um segundo conjunto de gêneros, melhor conhecidos, porém com uma roupagem nova - a dos suportes da mídia escrita - e, portanto, com novas funções em novas situações comunicativas.

Hipertexto e gêneros digitais
Cortez
As principais modificações promovidas pelas inovações tecnológicas nas atividades linguístico-cognitivas dos usuários do computador são apresentadas nos nove artigos desta obra. E como essas mudanças afetam o processo ensino/aprendizagem da língua na escola e fora dela. Conceitos fundamentais de hipertexto, gêneros eletrônicos, discurso, leitura e ensino à distância mediados pelo computador são analisados nos diversos trabalhos. Esses estudos tornar-se-ão cada vez mais necessários na atual conjuntura histórica, política e social, tendo em vista a avassaladora penetração da rede mundial de computadores. Certamente todos aqueles interessados por linguagem e atentos aos efeitos dessas inovações na vida cotidiana terão muito a ganhar com a leitura deste trabalho. Além de extensa bibliografia, a obra apresenta um glossário de termos sobre multimídia e gêneros digitais.

Esta obra apresenta múltiplas abordagens teóricas e possíveis encaminhamentos práticos para o problema da indisciplina na escola. Um panorama contemporâneo dos novos referenciais teóricos, além do pedagógico. Psicólogos, psicanalistas, sociólogos e pedagogos enfrentam a indisciplina com visão atualizada, propondo soluções criativas para a compreensão e o manejo do problema.

Ática
O fenômeno da leitura, por sua complexidade, deve ser estudado numa perspectiva interdisciplinar, integrando as diferentes ciências da linguagem e da comunicação. Este livro pretende oferecer a reflexão proposta sobre práticas pedagógicas, tendo em vista o encaminhamento da leitura em sala de aula.

Contexto
Escrito, principalmente, para professores do ensino fundamental e médio, Ler e compreender simplifica sem banalizar as concepções da professora Ingedore Koch. A leitura de um texto exige muito mais que o simples conhecimento linguístico compartilhado pelos interlocutores: o leitor é, necessariamente, levado a mobilizar uma série de estratégias, com o fim de preencher as lacunas e participar, de forma ativa, da construção do sentido. Dessa forma, autor e leitor devem ser vistos como estrategistas na interação pela linguagem. O objetivo deste livro é, portanto, apresentar, de forma simples e didática, as principais estratégias que os leitores têm à sua disposição para construir um sentido que seja compatível com a proposta apresentada pelo seu produtor.

Pontes
Na coletânea Língua estrangeira para crianças: Ensino-aprendizagem e formação docente, os autores encontram a oportunidade de somar esforços para apresentar a pesquisadores, docentes e gestores da área de linguagem e ensino de línguas temas e discussões essenciais à disseminação e fortalecimento do campo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira para crianças (LEC).
Fonte: Pontes

Literatura e ensino
EDUFal, 2008
Os ensaios que integram esse volume propõem-se a promover uma reflexão cuidadosa sobre a relação entre a Literatura e o seu ensino, sob uma perspectiva cultural. Destaque: Capítulo "Atitudes, latitudes, interlúdios, altitudes: reflexões sobre a tradução e o ensino de inglês como língua estrangeira", de Ildney Cavalcanti.
Fonte: EDUFal

Brasiliense
Na virada do século, percebemo-nos "cidadãos do mundo" - não no antigo sentido, de pessoas viajadas, mas sim das que compartilham um mesmo cotidiano. Marlboro, Disney, fast-food, lojas, chocolates, computadores invadem nossas vidas, nos constrangem ou nos libertam, fazem parte da mobília do dia-a-dia. Esta é uma reflexão sobre a mundialização da cultura e a inevitável reorientação das sociedades atuais.

Ática
Escolher o que é mais relevante para a análise do poema, o ritmo, o vocabulário, a biografia etc; apontar os elementos que o estruturam, e, por fim, interpretá-lo em seu todo; eis aí a lição que desprende-se das páginas deste livro.

Artmed
A obra apresenta uma descrição reflexiva dos processos por meio dos quais o currículo se transforma em prática pedagógica contextualizada.

Pontes
Quando se adota uma abordagem comunicativa para o ensino de línguas, sempre parece haver partes soltas de um tipo ou de outro: inconsistências, pressupostos não verificados, dificuldades não resolvidas. Este livro é uma tentativa aclarar certas questões, pensando detidamente sobre elas.

Mercado das Letras
O conjunto de artigos apresentados neste livro reflete a influência produtiva que a teoria do interacionismo sociodiscursivo (ISD) tem exercido nos últimos dez anos nas pesquisas brasileiras, e também portuguesas, da área da linguística e da linguística aplicada. Assumindo esse quadro teórico, vários pesquisadores têm buscado compreender o agir humano que se (re)configura nos textos e, em particular, o agir implicado no trabalho do professor. Outros se voltam para a análise de textos, com os mais diversos objetivos: para compreender o funcionamento dos diferentes níveis da textualidade e de suas relações com o contexto, com os gêneros e com o desenvolvimento humano, para elaborar e avaliar materiais didáticos, para analisar e avaliar experiências didáticas, para formar professores. [...] O livro está organizado em três partes. A primeira retoma questões epistemológicas centrais e avança para conceitualizações do agir e do trabalho docente. A segunda revela debates possíveis sobre questões que a teoria vem desenvolvendo, como é o caso do estatuto que dá aos tipos discursivos e aos gêneros de texto, assim como ao contexto do agir. A última parte apresenta questões metodológicas. Lança-se, então, para a práxis ou sua análise, incluindo propostas e procedimentos de análise do agir docente, possibilidades de transposição didática e de inter-relação com o universo tecnológico.
Fonte: Mercado das Letras

Pontes
As pesquisas em linguística aplicada se voltam para a sala de aula, penetrando na intimidade do que acontece dentro das quatro paredes, lugar onde só era permitida a presença efetiva de alunos e professores ou, por vezes, de um supervisor: as pesquisas se voltam, hoje, efetivamente para os sujeitos da sala de aula: professores, alunos, a relação entre uns e outros, bem como a relação entre eles e o material didático.
Fonte: Livrarias Siciliano

Mediação
Este livro trata especialmente de uma prática inclusiva de avaliação em seu sentido mais pleno, ou seja, de acompanhar e respeitar aluno por aluno em suas diferenças individuais para promover oportunidades dignas de aprendizagem a todos, da educação infantil à universidade. Na primeira parte do livro, a autora retoma e aprofunda os princípios pedagógicos que precisam ser respeitados para uma prática avaliativa desta natureza. Na segunda parte orienta os educadores sobre como desenvolver os três tempos da avaliação: tempo de admiração/observação do aluno, tempo de reflexão sobre suas aprendizagens e tempo de reconstrução das práticas avaliativas. Jussara ilustra o livro com casos reais de avaliação em escolas públicas e particulares.

Pontes
Primeira publicação brasileira contendo somente trabalhos sobre a formação de professores de línguas.
Fonte: Pontes Editores

Educat
O livro parte da ideia básica de que para se fazer um professor de línguas estrangeiras é necessário ter uma teoria (base de conhecimento profissional), fazer uma prática, conduzir uma pesquisa e por último, desenvolver uma política de atuação. O conhecimento da teoria mostra a importância da atualização para a emancipação do professor.

Contexto
Ingedore G. Villaça Koch estuda as atividades discursivas e suas marcas na materialidade linguística. Aborda também questões gerais relativas à produção do sentido comuns às modalidades escrita e falada e ainda se detém no estudo da construção dos sentidos no texto falado.

Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa
Cortez
Neste livro as leitoras e os leitores encontrarão a necessária Pedagogia da Autonomia. Autonomia que faz da própria natureza educativa. Sem ela não há ensino, nem aprendizagem.

Unesp
A pedagogia radical de Paulo Freire aponta o caminho com extraordinária lucidez e coragem, ao fazer do ato educacional um processo dialético no qual o educando constrói o conhecimento a partir do contexto, fundindo aprendizagem e experiência social numa aventura de aquisição da liberdade.
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Eduel
A obra combina pesquisas sobre o ensino de línguas e temáticas particulares com visão abrangente: formação de professores, interação em sala de aula, discursos em circulação, políticas linguísticas, atividades didáticas, e crenças/saberes docentes. Sua leitura, fundamental para especialistas, é indicada também a um público mais amplo, voltado ao entendimento das questões de linguagem nas relações de ensino-aprendizagem..
Fonte: Eduel
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Companhia das Letras
Em verdadeiro trabalho amoroso de ourivesaria, Calvino desentranha as diversas facetas do que seja um clássico, para depois iluminar com uma leitura penetrante seus próprios clássicos, ou seja, alguns dos autores mais importantes da tradição literária e intelectual do Ocidente.

Pontes
Esta coletânea tem por objetivo trazer algumas experiências e reflexões sobre questões que normalmente afligem os docentes iniciantes na disciplina de Prática de Ensino de Língua Estrangeira, ao planejarem e implementarem seus cursos, quais sejam: a dosagem entre procedimentos de treinamento e desenvolvimento; o lugar do componente teórico no programa de ensino; a questão dos estágios, entre outros.

Mediação
Estão reunidos, nesta obra, cinco princípios essenciais da avaliação, no sentido da efetiva promoção da aprendizagem, de uma ação que se projeta no futuro, embasada em princípios éticos de respeito às diferenças. Estabelecendo relações entre uma concepção dialética de avaliação e os caminhos de aprendizagem, a autora desenvolve questões sempre polêmicas nas escolas: a análise de tarefas avaliativas, o papel dos professores como mediadores em vários momentos de sala de aula, estudos de recuperação, a elaboração de testes, os registros de avaliação e outras.

Parábola Editorial
Este trabalho contém a quarta versão dos materiais para o curso de Linguística 03 ministrado na graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco, no segundo semestre de 2005. Constam aqui estudos muitas vezes inacabados e ideias preliminares. Os temas estão distribuídos em três partes com tópicos interligados, a saber: (i) Produção textual com ênfase na linguística de texto de base cognitiva (ii) Análise sociointerativa de gêneros textuais no contínuo fala-escrita (iii) Processos de compreensão textual e produção de sentido. As noções de língua, texto, gênero, compreensão e sentido, bem como o enfoque geral da abordagem, situam-se na perspectiva da visão sociointeracionista da língua.
Fonte: Parábola

Que (e como) é necessário aprender?
Papirus
Esse trabalho apresenta um retrato do estado atual do ensino na América Latina, contrastando experiências e sintetizando questionamentos comuns.

Questões sobre questões de leitura
Átomo / Alínea
Resultado de uma pesquisa sobre a dificuldade dos docentes em elaborar questões objetivas e claras e sobre a fragilidade de leitura por parte dos leitores.

Civilização Brasileira
Terra Mátria, dos alemães Frido Mann e Karl-Josef Kuschel e do brasileiro Paulo Astor Soethe, é uma longa investigação sobre a influência do Brasil na vida do escritor Thomas Mann, cuja mãe, Julia Mann, era brasileira. Mutterland (terra mátria), termo usado por Thomas Mann – autor de clássicos como A Montanha Mágica, Morte em Veneza e Os Buddenbrooks - para se referir ao Brasil, deu título ao livro que também apresenta reflexões sobre as relações culturais entre o Brasil e a Alemanha por meio do diálogo dos irmãos Mann e outros escritores alemães com intelectuais brasileiros, entre os quais Sérgio Buarque de Holanda, Erico Verissimo e Gilberto Freyre.
Fonte: R7