O funk como gênero textual: história e influências - 2ª Aula
Sala de Aula >> Inglês >> Sequência de Aulas >> O funk como gênero textual: história e influências >> Aula 2:4
Segundo olhar: pesquisa
O professor deve iniciar esta aula lembrando que na aula anterior começou mostrando um vídeo em que James Brown apresenta vários gêneros de dança, e também mostra aos ouvintes os principais passos.
Lembrar que o grupo assistiu ao vídeo e fez apontamentos sobre a pronúncia dos termos chave.
Após a retomada, dizer aos alunos que farão uma atividade de pesquisa em grupos de 3 a 4, que servirá de base para uma apresentação que eles farão na 3ª aula.
Comunicar aos alunos que essa apresentação poderá ser:
a) exposição oral de 10 a 15 minutos;
b) painel (vídeo ou imagens estáticas) ;
c) apresentação explicada de dança e/ou canto.
Obs.: O professor deve considerar a possibilidade de realizar essa sequência em parceria com o professor de Arte, a fim de enriquecer a produção do aluno e valorizá-la ainda mais.
Informar aos alunos o roteiro da pesquisa:
- Investigar – em livros ou na internet – a diferença entre os termos “funk”, “hip-hop” e “rap”. (Obs.: Não classificar esses termos em “gênero” ou “estilo”, para não interferir na pesquisa).;
- Pesquisar a história desses termos desde a sua origem até os tempos atuais.
- Anotar as fontes das informações pesquisadas, com: nome completo do autor da matéria, o veículo onde foi publicada (revista, site, livro etc.), o link profundo e a data de acesso, a editora e data de publicação etc.
- Usar no mínimo três fontes diferentes (ou dois suportes diferentes – internet e revista de papel, por exemplo).
ARAÚJO, Théo. História do funk: do soul ao batidão. Disponível em: http://www.terra.com.br/reporterterra/funk/historia_do_funk.htm. Acesso em: 24/6/2013.
ARCHIMEDES, Luis. Qual a diferença entre o rap e o funk? Disponível em: http://br.toluna.com/opinions/1267095/Qual-diferenca-entre-funk.htm. Acesso em: 24/6/2013.
GIRL, Lucas Darkness Retard. Qual é a diferença entre rap, hip-hop e funk? Disponível em: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20130321143238AAuQpw. Acesso em: 24/6/2013.
LINDOMAR. Hip-hop. Disponível em: http://www.infoescola.com/artes/hip-hop/. Acesso em: 24/6/2013.
NATAL, Bruno. The Funk Phenomenon. Disponível em: http://www.xlr8r.com/features/2005/05/funk-phenomenon. Acesso em: 24/6/2013.
PLAYMOBIL. Qual a diferença entre rap e hip hop? Disponível em: http://mundoanonimos.blogspot.com.br/2009/06/qual-diferenca-entre-rap-e-hip-hop.html. Acesso em: 24/6/2013.
POCAHONTAS. Mulher do cara. Disponível em: http://letras.mus.br/mc-pocahontas/mulher-do-cara/. Acesso em: 24/6/2013.
WEELIE, Pappa. Funk Carioca. Disponível em: http://www.miamibasshistory.com/wiki/bassipedia/miami-bass/descendants/funk-carioca/. Acesso em: 24/6/2013.
XAVI, João. O elo perdido: mais um mistério do funk carioca. Disponível em: http://www.overmundo.com.br/overblog/o-elo-perdido-mais-um-misterio-do-funk-carioca. Acesso em: 24/6/2013.
Abertura | 1ª Aula | 2ª Aula | 3ª Aula | 4ª Aula |