O funk como gênero textual: história e influências - 1ª Aula
Sala de Aula >> Inglês >> Sequência de Aulas >> O funk como gênero textual: história e influências >> Aula 1:4
Primeiro olhar: aproximação
Assistir ao vídeo “James Brown gives you dancing lessons”;
Obs: Não informar à turma o nome do vídeo (pois o título já contém a primeira resposta), para evitar que a espontaneidade das respostas fique comprometida.
Perguntar ao grupo: “Quem apresenta o vídeo?”.
Após algumas respostas espontâneas (se houver), colocar o vídeo para rodar sem som e escrever na lousa os seguintes tips (ou clues):
a) He was a great music star.
b) He was born in 1933.
c) He became famous for songs like “I Feel Good” and “Get up”.
Perguntar aos alunos o que as frases dizem (para se certificar que os alunos as entenderam). Traduzir (apenas oralmente) as frases apenas se eles não entenderem sozinhos.
Voltar à pergunta inicial. Caso não haja mais contribuições, pausar o vídeo e informar aos alunos que o artista que aparece no vídeo é um ícone da expressão cultural que será trabalhada nesta sequência, e que ele será mencionado mais adiante.
Obs.: Explicar que uma expressão cultural é uma forma de expressar um elemento de uma cultura – como, por exemplo, uma arte ligada àquela cultura.
Perguntar aos alunos: “Qual a intenção do vídeo (para que ele foi produzido)?
Após as respostas dos alunos (se houver), instigar os alunos a perceberem a função instrucional do vídeo e a notarem a listagem dos tipos de dança feita pelo artista.
Para isso:
a) Dizer aos alunos que o grupo voltará ao vídeo e anotará as palavras-chave;
b) Ligar o vídeo e notar, no ponto 1:40, a frase “I go straight to the dances, and give you variations”. Observar também a listagem que ele faz em seguida. (Aqui o artista indica a função do vídeo e destaca que fará uma listagem de tipos e subtipos das danças.)
(Obs.: Ajudar os alunos a identificarem e compreenderem o que o artista diz - boogaloo, funky chicken, camel walk, robot etc. Se não houver compreensão de todas as palavras, seguir adiante, pois o objetivo é ter apenas uma compreensão global.)
c) Depois disso, destacar que os textos instrucionais têm o objetivo de ensinar ou explicar algo, usando ou não (como é o caso do vídeo analisado) verbos na forma imperativa.
Perguntar aos alunos se o vídeo lembra algo do cenário artístico (música e dança) de hoje em dia.
Revelar parcialmente o objetivo da sequência, dizendo que se trata do estudo de expressões culturais estadunidenses e suas influências no Brasil. Destacar que o nome do artista é James Brown, que ele é chamado o pai do funk, e que ele foi um importante expoente dessa vertente cultural. Destacar, finalmente, que no blues, funk e gêneros semelhantes, é difícil dissociar música e dança.
Abertura | 1ª Aula | 2ª Aula | 3ª Aula | 4ª Aula |