O funk como gênero textual: história e influências
Sala de Aula >> Inglês >> Sequência de Aulas >> O funk como gênero textual: história e influências
Autor: Professor Aquias da Silva Valasco - Curitiba/PR
Aulas na íntegra para impressão |
2. Conteúdo Estruturante: Discurso como prática social
3. Objetivos:2.1 Conteúdos Básicos: Gêneros discursivos e seus elementos composicionais; vozes sociais presentes no texto; intencionalidade; léxico.
A partir desta aula, o aluno poderá:
- conhecer e/ou reconhecer a letra de funk como um gênero textual com suas características específicas, e estabelecer comparações e análises de ordem formal;
- observar e identificar a recorrência de palavras-chave que podem se vincular a campos semânticos ideologicamente marcados.
5. Recursos: laboratório de informática com acesso à internet.
6. Justificativa:
As expressões culturais populares são sempre presentes entre os alunos da rede pública. Basta perceber a multiplicidade de manifestações de música, dança e esportes que, antes raros no ambiente escolar, vêm adquirindo um vigor que não passa despercebido. Esqueitistas, dançarinos de hip-hop e grafiteiros tornam-se cada vez mais visíveis nos colégios – quadro que não pode ser ignorado pelos docentes. Diante disso e considerando a necessidade de empreender práticas de ensino de língua que partam da realidade do aluno é que se insere a proposta desta sequência de aula. Continue lendo.
7. Encaminhamento
6. Encaminhamento
1ª Aula |
2ª Aula |
3ª Aula |
4ª Aula |
8. Aprendizagem esperada
A partir desta aula, o aluno:
- reconhecerá a letra de funk como um gênero textual com suas características específicas, e estabelecerá comparações e análises de ordem formal;
- observará e identificará a recorrência de palavras-chave que podem se vincular a campos semânticos ideologicamente marcados;
- poderá traçar um histórico simples da história do funk brasileiro.
Referências |
Dê sua opinião |
Envie sua aula |