Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

Relato: Transcendentalism: What do I really need?

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(Publicado em 21/2/2011)

Professor: Aquias da Silva Valasco
Colaborações: Professoras Micheli de Araújo e Professora Márcia Girola
Disciplina: Língua inglesa
Séries: Ensino Médio
Tema: Transcendentalismo
Duração: 3 aulas (de preferência 1 + 2, e não 2 + 1)

Objetivo geral

Introduzir o tema do Transcendentalismo, relacionando-o com a oposição entre desejo e necessidade.

Objetivos específicos

  • Apresentar o Transcendentalismo como expressão literária do desejo de desprendimento, equilíbrio e encontro com o eu e com o outro.
  • Apresentar Emily Dickinson como um dos principais nomes da poesia estadunidense, vinculando-a à tradição transcendentalista.
  • Possibilitar que o aluno expresse suas impressões acerca da oposição entre desejo e necessidade.

Metodologia

Metodologia sociointeracionista transcultural – aula expositivo-dialogada.

Tópicos relacionados à disciplina

  • Sintaxe: frases interrogativas
  • Semântica: campo semântico / vocabulário
  • Discurso: Literatura estadunidense do século 19
  • Texto: Gênero textual poesia

Recursos

Pen-drive
TV Multimídia
Lousa
Texto impresso
Folha A4
Cola
Tesoura
Lápis de cor ou giz de cera
Revistas velhas, para recortar

Encaminhamento

1) Antecipadamente, o professor solicita que os alunos levem revistas velhas, que possam ser recortadas, para uma atividade de expressão plástica.

2) Antes da aula, o professor escreve no quadro, com letras maiúsculas, duas perguntas (uma sob a outra):
WHAT YOU WANT IS WHAT YOU NEED?
WHAT YOU NEED IS WHAT YOU WANT?

3) O professor pede que os alunos digam o que entendem a respeito do que está escrito e como responderiam à(s) questão(ões). (O professor não pode se delongar nessa atividade, pois é apenas introdutória).

4) O grupo assiste ao trecho "Desire and Need", do filme "A princesa e o sapo" (sem discuti-lo, a não ser que o professor perceba que os alunos já estão fazendo inferências).

5) No caderno, os alunos devem escrever as frases:

"What I need most is..." e "What I want most is...".

Depois, cada aluno deve completar as frases como quiser, em inglês. Para isso, pode pedir ajuda ao professor, em inglês "How can I say... in English?";

6) O grupo assiste ao vídeo "Do we really need?".

7) Enquanto isso, o professor distribui uma folha impressa com o poema "Renunciation", de Emily Dickinson, disponível na seção "Literatura em língua inglesa > Poetry", da página de Inglês. Na mesma folha, deve constar o conceito de Transcendentalismo, constante na mesma seção "Literatura em língua inglesa > Tópicos adicionais > Transcendentalismo":

"O Transcendentalismo foi uma reação ao racionalismo do século 18, uma manifestação da tendência humanista do pensamento do século 19. O movimento se baseou na crença fundamental na unidade entre Deus e o mundo. A alma de cada indivíduo seria idêntica ao mundo - um microcosmo do próprio planeta. A doutrina da autoconfiança e o individualismo se desenvolveram através da crença na identificação da alma individual com Deus.

É a fé no mundo visível, observado por uma imaginação intuitiva. Esse mundo oferece inúmeras pistas sobre o mundo invisível cujas verdades permanecem eternamente além dos fatos físicos perceptíveis pelos cinco sentidos. É “a busca pela luz interior; cada objeto pode ser visto como uma versão em miniatura do universo como um todo.”


8) Depois de assistir ao vídeo ("Do we really need?"), o grupo lê junto o poema de Emily Dickinson. O professor pode ler audivelmente, sem traduzir nada, e deixar que os alunos façam suas leituras depois, tentando inferir quais os temas presentes no poema.

9) O professor informa que Emily Dickinson (1830-1886) foi muito influenciada pelo Transcendentalismo e, principalmente, pela poesia de Walt Whitman (saiba mais sobre ele na mesma seção da página de Inglês). É importante, ainda, explicar o contexto de produção e destacar as características desse movimento.

10) O professor deve pedir aos alunos que indiquem pontos do poema (expressões, termos, afirmações, reflexões) em que se pode identificar sua relação com as temáticas do Transcendentalismo.

11) Organizando o grupo em círculo, deve-se retomar às perguntas iniciais (que precisam estar escritas na lousa):
WHAT YOU WANT IS WHAT YOU NEED?
WHAT YOU NEED IS WHAT YOU WANT?

Antes das exposições (no máximo 15 minutos), que devem ser feitas pelos próprios alunos (individualmente ou em dupla) e de maneira espontânea, o professo deve avisar que eles farão uma atividade de desenho e colagem a partir da oposição entre desejo (querer / want) e necessidade (precisar / need).

12) Atividade individual de expressão plástica
Cada aluno recebe uma folha A4 sobre a qual deve fazer colagens e desenhos. As colagens devem refletir o que a pessoa tem exteriormente, e ser feitas a partir das revistas trazidas. Nos espaços restantes da folha (vazios), o aluno deve fazer desenhos, com diferentes cores e formas, que reflitam o que, em sua opinião, ele tem em seu interior.

Importante: A atividade de expressão plástica deve ficar com o próprio aluno, não deve ser recolhida definitivamente, para servir como uma forma de significação do trabalho de construção do grupo.

Sugestões

1. Para proteger cada colagem/desenho, pode-se encerar a folha.

2. É importante que o aluno escreva em seu caderno um pequeno texto sobre o que pensa sobre o tema trabalhado, de modo que saiba explicar o significado de seu desenho em atividades posteriores. Para isso, ele poderá utilizar o gênero poesia, trabalhado na unidade, aplicando estratégias próprias do texto poético.

3. O professor pode escanear todos os desenhos, para que a produção da turma não se perca.


Referências

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