Vozes Sociais em Textos de Revistas On-line em Inglês - 3ª e 4ª Aulas
Sala de Aula >> Inglês >> Sequência de Aulas >> Vozes Sociais em Textos de Revistas On-line >> Aulas 3:4 e 4:4
3ª aula
Local: sala de aula
Nesta aula, o professor deve pedir aos alunos que discutam, nos mesmos grupos formados na aula anterior, o projeto de uma revista hipotética, e a partir dessa discussão construam (de preferência em língua inglesa) o texto descritivo “About” dessa revista. Vale lembrar que a função desse texto informativo é apresentar o objetivo da revista de modo direto e claro, com linguagem jornalística, como indica o texto abaixo (que deve ser mostrado ao aluno na TV Multimídia ou outro equipamento audiovisual:
"A good About Page is simple, straightforward, and it communicates just a few key things."
(http://www.copyblogger.com/how-to-write-an-about-page/)
Como se trata da construção de um texto para ser disponibilizado na internet, os alunos devem escrever (ou imprimir e colar) o texto produzido numa cartolina (disposta em posição horizontal ou vertical). Sobre o papel, podem também fazer colagens de elementos não verbais (figuras, desenhos etc).
Obs.: É importante que o professor destaque que a explicitação das intenções do grupo publicador nem sempre ocorre, mesmo que na concepção do veículo de comunicação sempre exista um discurso.
4ª aula
Local: laboratório de Informática
Para começar esta aula, o professor deve fazer uma retomada das aulas anteriores, lembrando que o grupo pesquisou sobre a relação de símbolos e cores a interesses específicos (como ideologias e públicos).
Neste momento, o professor deve destacar para a turma que a expressão “About” (sobre, a respeito de) refere-se à seção na qual os responsáveis pela revista explicitam seus objetivos e/ou o público ao qual se destina a revista. Deve também adiantar que ao final desta aula, os alunos produzirão um texto descrevendo a análise de um dos sites anteriormente visitados.
Acesse o vídeo para download |
- Acessar o vídeo Semiotics e, sem auxílio direto do professor, tentar identificar a proposta do vídeo, anotando no caderno palavras que julgarem estratégicas para a compreensão do texto.
- Em grupos de 5 ou 6 alunos, discutir sobre os sentidos subjacentes aos signos vistos nos sites previamente visitados e já devidamente categorizados (vide 1ª e 2ª Aulas).
- Escolher um dos sites (não o site Sapna, já abordado) para escrever uma descrição sobre os discursos direta ou indiretamente presentes, tomando como base os elementos mostrados em forma de desenho, foto, ícone, símbolo, sugestão ou palavra.
Abertura | 1ª Aula | 2ª Aula | 3ª e 4ª Aulas |
Dê sua opinião |
Envie sua aula |