Vozes Sociais em Textos de Revistas On-line em Inglês - 2ª Aula
Sala de Aula >> Inglês >> Sequência de Aulas >> Vozes Sociais em Textos de Revistas On-line >> Aula 2:4
Local: laboratório de Informática
Objetivo da aula: compreender a forma de organização da página e analisar o gênero textual "editorial", representado pela seção "About".
Obs.: Para ajudar os alunos a pensarem sobre essae gênero, o professor pode sugerir a leitura dos textos:
- "6 'About Us' Pages That Are Probably Better Than Yours";
- "Sell Yourself by Writing the Perfect About Page";
- "Writing About Yourself: The Best Brief Bio".
Link externo
Acesse o site Sapna |
Em seguida, o professor deve conduzir uma discussão, utilizando a revista Sapna como base, propondo as seguintes questões:
1. Qual a natureza da revista (divulgação de ideias, de produtos, de serviços, de expressões culturais, de ideologias, de propostas políticas?)
2. Quais os assuntos principais a que ela se dedica?
3. Qual é o público específico da revista?
4. Quem você acha que criou o site, e com que propósito?
5. Que marcas textuais verbais e não verbais (símbolos, cores, imagens, etc.) vinculam o site a ideias, ideologias, propostas?
6. Quais são os gêneros textuais mais comumente utilizados nesse suporte?
Observações.:
1) Para que a discussão flua, o professor deve pedir aos alunos que mantenham o site aberto para que, à medida que a turma conversa, possa apontar pontos que todos estão vendo.
2) Na revista Sapna, vários elementos não verbais indicam tratar-se de uma revista de moda, voltada para uma camada social privilegiada do país (mulheres sul asiáticas residentes nos Estados Unidos).
Como material de apoio para essas leituras, o professor deve propor que os alunos acessem os seguintes sites/conteúdos:
Infográfico sobre as diferenças das cores nas culturas |
Texto sobre as diferenças entre linguagem verbal e não verbal |
http://www.colormatters.com/ http://es.wikipedia.org/ |
Obs.: Neste momento é importante que o professor ressalte as possibilidades e limites dessas leituras, para que os alunos passem a assumir uma postura mais crítica diante das informações que têm diante de si.
Por fim, os alunos devem navegar pelos demais sites da lista, observando ocorrências de desenhos, fotos, ícones, símbolos, sugestões ou palavras que remetam aos interesses do site, que podem ser, por exemplo: ecologia, automóveis, motos, variedades, arte, tecnologia, internet.
Abertura | 1ª Aula | 2ª Aula | 3ª e 4ª Aulas |