Vozes Sociais em Textos de Revistas On-line em Inglês
Sala de Aula >> Inglês >> Sequência de Aulas >> Vozes Sociais em Textos de Revistas On-line
(Publicado em 14/08/2013)
Autor: Professor Aquias da Silva Valasco - Curitiba/PR
Aulas na íntegra para impressão |
2. Conteúdo Estruturante: Discurso como prática social
3. Objetivos:2.1 Conteúdos Básicos: Gêneros discursivos e seus elementos composicionais, vozes sociais presentes no texto, intertextualidade, intencionalidade, vozes sociais presentes no texto, léxico, variações linguísticas.
- Identificar as características de alguns textos de revistas on-line e as possíveis categorizações de seus gêneros.
- Identificar elementos não verbais (cor, tipo de letra, opções de línguas, propagandas vinculadas etc.)
- Reconhecer a recorrência de palavras-chave que podem se vincular a campos semânticos ideologicamente marcados.
5. Justificativa:
Vinte anos após o início da popularização da internet no Brasil, um horizonte sem precedentes se abre para a Língua Estrangeira, em termos de recursos que antes dependiam de hardwares que hoje raramente são utilizadas. Exemplo disso são as fitas K7 e o videocassete, substituídos por tecnologias muito mais leves, replicáveis e fáceis de encontrar, como é o caso do MP3, dos arquivos de vídeo em AVI e das imagens na tela do computador. Continue lendo.
6. Encaminhamento
1ª Aula |
2ª Aula |
3ª Aula |
4ª Aula |
7. Aprendizagem esperada
Espera-se desta sequência de aulas que tanto professor quanto alunos avancem no trabalho não somente de conscientização dos embates ideológicos que se dão no nível do discurso e do texto, mas também ampliem essa postura a outras áreas do conhecimento. No que se refere aos conhecimentos linguísticos, é esperada do aluno uma familiaridade com expressões ligadas à construção do texto a partir das características do suporte revista. Espera-se também que o aluno consiga perceber as peculiaridades da revista em versão eletrônica e, particularmente, do uso do texto editorial descritivo que caracteriza a seção "About".
Referências |
Dê sua opinião |
Envie sua aula |