Body / Physical Activities
Sala de Aula >> Inglês >> Práticas diversas >> Body / Physical Activities
(Publicado em 18/2/2011)
Professor: Aquias da Silva Valasco
Disciplina: Língua inglesa
Tema: Corpo / Atividades físicas / Frases
Série: 5ª série / 6º ano
Duração: 3 aulas (de preferência 1 + 2, e não 2 + 1)
Objetivo geral
Ampliar o vocabulário sobre o tema corpo e fornecer instrumentais para o aluno expressar dúvidas sobre qualquer tema.Objetivos específicos
- Introduzir o vocabulário sobre o corpo e atividades físicas.
- Apresentar estruturas e expressões linguísticas que permitam ao aluno expressar impressões sobre sua compreensão do tema.
- Expor o aluno a textos autênticos da internet, em contextos formais.
Metodologia
Metodologia sociointeracionista transcultural – aula expositivo-dialogada.Tópicos relacionados à disciplina
- Sintaxe: expressões idiomáticas / intencionalidade.
- Semântica: campo semântico / vocabulário.
- Discurso: Descrição / Preferências.
- Texto: Lyrics / Texto de internet.
Recursos
- Pen-drive
- TV Multimídia
- Lousa
- Texto impresso
Encaminhamento
Local: Sala
1) Antecipadamente, o professor prepara, com cartolina, partes do corpo suficientes para montar dois ou três bonecos.
2) O grupo se reúne em torno dos pedaços de cartolina, e precisa conectar os troncos às respectivas partes: cabeça, pernas (ligeiramente dobradas, para salientar os joelhos), pés (desenhar os dedos dos pés), mãos, e, à parte, a cabeça, a boca, o nariz, os olhos e as orelhas (esses bonecos ficarão disponíveis em cartazes ou pendurados pela sala, até o final da unidade.)
3) Enquanto os grupos (em número igual ao de bonecos) montam as peças, o professor usa a expressão “What's missing?”, sem traduzir, para destacar a função dessa pergunta.
4) O professor entrega aos alunos uma folha com a letra da canção “Head, Shoulders, Knees and Toes”, constante do vídeo mencionado no passo 5. (Deve-se usar a versão desse vídeo.) Nessa folha devem existir alguns blanks para completar com palavras-chave como head, mouth e eyes, por exemplo, para que, depois, os alunos completem a letra.
5) O grupo assiste ao vídeo “Head , Shoulders, Kness and Toes” (disponível na TV Multimídia).
6) Os alunos devem completar, na folha dada, a letra da música. Para explicar a atividade, o professor pode utilizar, novamente, a estrutura “What (word) is missing?”
7) Depois de completar a letra, o professor canta a música junto com os alunos, para memorizar, e ser capaz de utilizar os gestos.
Local: Laboratório
8) No laboratório, o professor conduz os alunos no acesso à página de Inglês e, mais especificamente, ao Em Foco “Expressões úteis”.
9) Tendo a tela aberta, deve solicitar que leiam as expressões 4 (“Could you say that again?”), 45 (“Don't be shy”), 49 (“How can I say... in english?”) e 56 (“Good job!”) e, depois, copiarem-nas no caderno.
10) O professor, depois de indicar a correta pronúncia, pede aos alunos que releiam as frases. Por fim, pergunta-lhes “In which situation you use these sentences?”.
11) O grupo acessa o Em Foco “Jornais e Revistas” e, dentro deste, o sítio “The HealthJournal”.
12) Dentro dessa página, o grupo deve buscar textos que contenham menções a partes do corpo. Depois, cada um deve copiar essas frases (apenas a frase).
Local: Sala
13) Novamente na sala, o professor apresenta a estrutura “My favorite activity is...”. Quando o aluno tiver dúvidas sobre como dizer algo em inglês, deve usar a expressão 49, já trabalhada. É importante que, por precaução, o professor esteja munido de um dicionário. Depois de ter sua frase completa, o aluno deve memorizá-la.
14) Apresentação oral individual: cada aluno deve dizer audivelmente a sua frase.
15) À medida que os alunos falam, os colegas devem ser estimulados a utilizar as estruturas aprendidas no Em Foco “Expressões Úteis”.
-------------------
Referências
Vídeos: Head, shoulders, knees and toes
Conteúdos: Em Foco "Expressões úteis", da página de Inglês.
Em Foco "Jornais e revistas", da página de Inglês.