Aquisição de vocabulário e plurais de substantivos
Sala de aula >> Relatos oficinas CRTEs >> Apoio ao uso - Aquisição de vocabulário
(Publicado em 29/11/2010)
Instituição/Escola: Centro Estadual de Educação Básica Para Jovens e Adultos de Toledo
Nome do Autor: Jaqueline Bonetti Rubini
Coautor: Nilton Sérgio Rech
E-mail para contato: jaquelinebonetti@hotmail.com
Município/Estado: Toledo – PR
Proposta de trabalho docente: Língua Inglesa
Conteúdo: Aquisição de vocabulário e Plurais de substantivos
Relato de experiência
Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina “Apoio ao uso dos recursos de Portais Educacionais”, sob orientação do docente e assessor pedagógico Nilton Sérgio Rech, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação, de Toledo.
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo demonstrar como o uso dos recursos de portais educacionais, na prática pedagógica, pode ajudar a melhorar o ensino, instigar a aprendizagem dos alunos por meio de recursos tecnológicos e atividades lúdicas, além de incentivar outros profissionais da educação a utilizarem as ferramentas do portal no cotidiano escolar.
Materiais
Artigo disponível em: Portal > Educadores > Disciplinas > Inglês – Artigos, Teses e Dissertações > “A Importância do ensino da Língua Inglesa nas séries iniciais do Ensino Fundamental” – Autor: Jonathas de Paula Chaguri.
Disponível em:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/modules/mydownloads_01/visit.php?cid=43&lid=610
Animações, Atividades Lúdicas: Portal > Educadores > Didáticos na Web > Simuladores e Animações > Campo esquerdo > Inglês > Spelling page – plural
Disponível em:
http://www.saintambrosebarlow.wigan.sch.uk/Y5Spelling/plurals1y5t1.htm
Animações, Atividades Lúdicas: Portal > Educadores > Didáticos na Web > Simuladores e Animações > Campo esquerdo > Inglês Vocabulário da Informática
Disponível em:
http://iteslj.org/v/p/cl-computing.html
Objetivos
a) instigar nos alunos, por meio da leitura do artigo “A Importância do ensino da Língua Inglesa nas séries iniciais do Ensino Fundamental”, do autor Jonathas de Paula Chaguri, o reconhecimento da importância de se aprender uma língua estrangeira desde cedo;
b) trabalhar os plurais dos substantivos com os alunos, a fim de propiciar a compreensão de vocabulário, o conhecimento das regras e dos plurais irregulares;
c) incentivar, por meio da utilização das atividades lúdicas, a mediação entre o aprendizado de uma língua estrangeira, a aquisição de vocabulário e a utilização de recursos tecnológicos;
d) enfatizar a importância das regras dos plurais no aprendizado da língua inglesa;
e) estimular, por intermédio da ludicidade, o esforço pessoal como forma de enriquecimento intelectual;
f) estimular a participação, a confiança, a percepção, a emoção e o desenvolvimento de habilidades por meio da ludicidade;
g) instigar os alunos a utilizarem os recursos tecnológicos (Portais) na construção do conhecimento;
h) desenvolver o senso de reflexão a partir da abordagem das regras dos plurais na língua inglesa para a resolução das atividades lúdicas nos computadores.
Procedimentos metodológicos
Inicialmente, será feita a leitura do artigo do autor Jonathas de Paula Chaguri, para enfatizar a importância da aprendizagem de uma língua estrangeira desde as séries iniciais. Logo após, serão levantadas questões acerca do conhecimento dos alunos das palavras de língua inglesa, presentes nos softwares, quando eles utilizam os computadores seja em horário de trabalho, de aula ou em casa, para diagnosticar o conhecimento de determinados vocábulos muito utilizados em tarefas simples, como criar um arquivo de Word ou Excel utilizando as barras de ferramentas, imprimir ou salvar um documento, acessar uma página da internet, sites de relacionamentos virtuais, jogos e outros.
Em seguida, será feita a abordagem das regras dos plurais dos substantivos por meio do auxílio da TV Multimídia, a fim de enfatizar a forma correta de utilização e captar a atenção dos alunos para os plurais irregulares, por meio de exemplos na TV e no quadro, pela distribuição de folhas contendo as regras dos plurais regulares e irregulares e pela participação dos alunos com questionamentos.
Após o estudo das regras, os alunos serão levados ao laboratório de Informática do Programa PR-Digital para acessarem as atividades lúdicas disponíveis no portal. Primeiramente, cada aluno deverá responder a uma série de perguntas apresentadas nos sites, utilizando as folhas das regras como auxílio e, depois, poderão verificar suas respostas pelo botão “Finished”. O software contém desenhos, e ao lado sua denominação no singular, assim os alunos, além de treinarem os plurais, aprenderão também o vocabulário.
Assim que finalizarem essa atividade, poderão passar para a próxima denominada “Computing”, que também contém perguntas, mas de uma forma diferente. Em vez de digitar as respostas, o aluno deverá escolher entre as opções e clicar na que corresponda à palavra em inglês. A resposta é automática, e as palavras utilizadas nas questões são associadas ao uso do computador. Logo, muitas serão identificadas facilmente, conforme o interesse e a prática do aluno no uso dos computadores.
Figura 1 – Simuladores e Animações - Spelling page - plural – Atividade de perguntas e respostas
Figura 2 – Simuladores e Animações – Vocabulário da Informática – Atividade de Perguntas e respostas
Recursos Didáticos
Há uma diversidade de recursos didáticos disponíveis nos portais, principalmente nos Portais Dia a Dia Educação e do MEC. A possibilidade de elaborar aulas diversificadas, utilizando recursos como áudio, vídeos, artigos, softwares, TV multimídia, computadores e outros, são infinitas. Entretanto, é necessário combinar os recursos para atingir o conteúdo específico que se pretende trabalhar, a fim de que o aluno não se sinta aflito com a quantidade de temas. Por isso, para essa aula serão utilizadas apenas alguns recursos como:
- Artigo do Portal Dia a Dia Educação;
- TV Multimídia;
- textos com as regras dos plurais regulares e irregulares;
- Quadro, giz e apagador;
- Laboratório de Informática PR Digital.
Avaliação
A avaliação será realizada mediante diferentes instrumentos, observando-se a participação, o interesse do educando e o aprendizado final. Entretanto, o intuito das atividades é instigar os alunos a pesquisarem outros sites em que possam mediar o lazer com o aprendizado, sem ter a obrigação de resolver as atividades para ter uma nota, mas estimular a aprendizagem por meio da diversão. Outro fator que influencia a aprendizagem é o espírito de competitividade, uma vez que as respostas acumulam acertos os alunos se dedicarão cada vez mais para serem melhores que os outros. Ainda que o objetivo da aula não seja estabelecer a rivalidade entre os alunos, por meio da competitividade estarão aprendendo enquanto pesquisam e se dedicam a responder às questões de forma correta.
REFERÊNCIAS
CHAGURI, J. P. A Importância do ensino da Língua Inglesa nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Disponível em: