Disciplina - Língua Estrangeira Moderna

Swine Flu

Sala de aula >> Relatos oficinas CRTEs >> Apoio ao uso - Swine flu

(Publicado em 11/11/2010)

Nome do autor: Rosani Maria Liston
E-mail para contato: rosaniliston@seed.pr.gov.br
Instituição / Escola: Ceebja de Francisco Beltrão
Município / Estado: Francisco Beltrão-Paraná
Conteúdo: Swine Flu – H1N1

Série: Ensino Médio

Relato: professora Rosani Maria Liston
Disciplina: Língua inglesa
Nível de ensino: Ensino médio
NRE: Francisco Beltrão
Tema: How to avoid swine flu-H1N!


Objetivo Geral


Informar e sensibilizar os educandos do Ensino Médio quanto aos cuidados necessários à prevenção da Gripe Suína-H1N1.

Objetivos Específicos


a) Identificar formas de contágios da Gripe Suína-H1N1, por meio da leitura e interpretação dos textos apresentados.
b) Relacionar os cuidados necessários para a prevenção do contágio da Gripe Suína-H1N1 no dia a dia.
c) Comparar os sintomas da Gripe Suína-H1N1 e Gripe Sazonal.
d) Reconhecer e estabelecer relações dos textos lidos com o conhecimento prévio sobre o assunto em foco.
e) Utilizar, no cotidiano, o conhecimento adquirido, em relação à prevenção da Gripe Suína.
f) Identificar, nos textos, as palavras cognatas e/ou expressões idiomáticas.
g) Elaborar folder/cartaz/panfleto explicativo sobre prevenção da Gripe Suína-H1N1 em Língua Inglesa.

Recursos


TV Multimídia
Pen-drive
Computadores do Laboratório de Informática
Textos impressos (charge, folheto e textos informativos)
Figuras/imagens

Metodologia

Considerando que as atividades/exercícios propostos no material valorizam o conhecimento prévio dos educandos do Ensino Médio, em relação ao assunto proposto: Gripe Suína-H1N1, entendemos que o papel fundamental da atividade é fornecer subsídios para que percebam a importância de conhecer mais sobre o assunto, despertando o senso crítico para novas mudanças de comportamentos/cuidados, afirmando-se como sujeitos críticos e ativos, bem como se sintam motivados para aprender LI.

Encaminhamentos

a) Dispor o grupo de educandos em círculo.
b) Apresentar as figuras que constam no início do material para que identifiquem o assunto proposto.
c) Responder as questões propostas no exercício 1, com possibilidade de leitura do texto: More informations about Influenza.
d) Apresentação e interpretação do cartoon: Flu Vaccine Categories. Na sequência, em pequenos grupos, os educandos devem fazer os exercícios 2 e 3.
e) Apresentação do vídeo: Symptoms of H1N1 (Swine Flu). Nessa atividade de listening, os alunos devem responder aos exercícios propostos, de acordo com as informações contidas no vídeo.
f) Devem observar o folheto/folder: Clean Your Hands, identificando o que propõe cada gravura com a informação impressa.
g) No Laboratório de Informática, criarão folders/folhetos informativos, com a utilização de imagens/gravuras disponibilizadas na Internet, fazendo uso de frases sobre prevenção/cuidados necessários para evitar o contágio do vírus H1N1, propostas pelo professor ou outras que considerem importantes, reconhecendo a Forma Imperativa (afirmativa e/ou negativa) nas mesmas.

Referências

Imagens: Disponível em dreamstime.com. Acesso em 23 abr 2010.
Disponível em dgs.pt Acesso em 23 abr 2010.

Texto: Disponível em flu.gov. Acesso em 03 mar 2010.

Charge
:
Disponível em cagle.com. Acesso em 08 mar 2010.
Recomendar esta página via e-mail: