Vocabulário - animais, frutas etc.
Sala de aula >> Relatos oficinas CRTEs >> JClic - Vocabulário
(Publicado em 11 de novembro de 2010)
Nome do autor: Efigênia Teresinha Istschuk
E-mail para contato: efigenia1966@yahoo.com.br
Instituição / Escola: CE General Carneiro
Município / Estado: Roncador – Paraná
Conteúdo: Leitura e interpretação de texto e escrita de vocabulário (animais, frutas, outros substantivos, data comemorativa) em inglês.
Série: 5ª
Relato
Este material foi elaborado como requisito de avaliação final e complementação de carga horária da oficina de Software Educacional Jclic, sob orientação da docente Rita de Cássia Delconte Ferreira, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia, na Educação do Núcleo Regional de Campo Mourão, do estado do Paraná.
Trata-se de uma informação útil para que o professor sinta-se motivado e se instrumentalize metodologicamente para o uso das inovações tecnológicas, que os computadores dos laboratórios do sistema digital da escola pública oferecem para enriquecer suas aulas em benefício da aprendizagem e da inclusão digital do aluno.
Objetivos
As atividades desenvolvidas aqui servirão ao educando para fixar e reforçar parte dos conceitos ensinados no primeiro semestre e início do segundo semestre da 5a série C e D do Ensino Fundamental no colégio acima mencionado.Metodologia
A elaboração dessas atividades parte dos conteúdos trabalhados no 1º semestre, com o intuito de desenvolver a memória linguística do aluno, bem como introduzir parte do conteúdo do 2º semestre, por meio da leitura de um pequeno texto, que tem por objetivo despertar a curiosidade do aluno.Atividades
_Quebra-cabeças: o aluno, ao olhar para a figura, automaticamente lembrar-se-á de todas as imagens e palavras que foram trabalhadas, entretendo-se no computador._Caça-palavras: o aluno deverá lembrar-se de muitas palavras que foram trabalhadas, tentará encontrá-las e observar se os colegas conseguiram realizar a tarefa melhor do que ele. Ao final, terá noção do muito que foi ensinado.
_Jogo da memória: é mais uma atividade lúdica que auxiliará o aluno a fazer ligações mentais com o seu respectivo significado em inglês.
_Completar as lacunas: o aluno deverá ler e reler o texto para escolher a alternativa correta.
REFERÊNCIAS
HOLDEN, Susan; CARDOSO, Renata Lucia. Great!: student's book: ensino fundamental 2/. 1 ed. São Paulo: Macmillan, 2002. Level 1.PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Manual para uso do Jclic. Curitiba.2010.Disponívelem:http://www.diaadia.pr.gov.br/multimeios/arquivos/File/manual//JCLic 2010 vers web.pdf. Acesso em: 1 set. 2010.